Secretaria de Educação realiza formação com professores de Educação Física sobre dança e movimento

Curso apresentou sugestões de atividades práticas do conteúdo dança, da pré-escola ao Ensino Fundamental

No último dia 20 de março foi realizada uma formação inicial de Educação Física, com o tema “Sugestões de atividades práticas no conteúdo de dança da pré-escola ao fundamental II”. A formação ocorreu na Escola de Dança Rubiane Burim. Estiveram presentes o supervisor de ensino da Secretaria de Educação de Porto Ferreira, Thiago Garcia, e a professora Rubiane Burim, juntamente com os professores de Educação Física da rede municipal de ensino, pré-escola ao fundamental II.

A finalidade da formação serviu para contribuir no repertório de atividades práticas dos professores por meio do conteúdo de dança, destacando as abordagens compatíveis com as faixas etárias, e estágios motores em que os alunos se encontram.

Na primeira parte da formação, o supervisor Thiago explanou sobre as atribuições dos professores de Educação Física, de acordo com as leis que regem o Estatuto do Magistério do município. Logo após, a professora Rubiane Burim conduziu a formação, dando ênfase em atividades práticas do conteúdo dança, baseada no currículo municipal (Educação Infantil) e o currículo em ação (Fund. I e Fund. II).

“Esse tipo de formação é importante para aumentar o repertório de atividades práticas dos professores de Educação Física que estão trabalhando este ano nas aulas das escolas do município, de acordo com o currículo, e conforme o bimestre em que o conteúdo é solicitado”, ressaltou Cesar Tavares Filho, coordenador pedagógico da área de Educação Física.

“O curso teve como objetivo trabalhar o uso da dança como prática pedagógica favorecendo a criatividade, favorecendo também o processo de construção de conhecimento. Este trabalho teve ainda como objetivo refletir a importância da dança na escola, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. A dança na escola, além de trabalhar a musculatura, fortalecendo-a, estimula a coordenação motora, flexibilidade, postura, tem maior consciência corporal, noções de espaço e melhora na sua integração social”, destacou Rubiane Burim, professora e proprietária da escola de dança.

A Secretaria de Educação agradece a contribuição valiosa da professora Rubiane Burim e todos os envolvidos na formação.