Gabinete

Secretário(a)

IMG_8206
Miguel Bragioni Lima Coelho

Biografia

Formado em letras, línguas portuguesa e inglesa.

Iniciou o estudo de piano em Porto Ferreira, sua terra natal, frequentando, posteriormente, a Escola de Música “Fábio Marasca”, da cidade de Rio Claro, SP, onde teve aulas de piano erudito com o maestro Mário César Candiani, então regente da Orquestra Sinfônica de Rio Claro. Mais tarde, ingressou no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos”, da cidade de Tatuí, SP. Também estudou piano e acordeão no Conservatório Musical e Dramático “Cacilda Becker”, de Pirassununga, SP.

Trabalhou em emissoras de rádio de Porto Ferreira – Comunidade FM, Porto FM e Primavera FM - e utilizou sua oratória em diversas localidades, como no Teatro Procópio Ferreira e na Casa da Cultura da cidade de Tatuí, e em outros locais.

Colecionador de discos antigos, especificamente 78 rotações - conhecidos como discos de cera -, é pesquisador e palestrante da música popular brasileira em sua época de ouro: a década de 1930. Detém um importantíssimo acervo contendo 40% da discografia do país em discos de 78 rpm. Sua coleção, atualmente, alcança o número de 100 mil discos.

Há poucos anos, idealizou um espaço onde poderia apresentar e armazenar sua coleção particular. Fundou em 2006, no município de Porto Ferreira, um Museu da Imagem e do Som (MIS), conhecido pelo nome de Instituto Cultural “Orestes Rocha”, local onde promoveu a preservação das tradições populares artísticas, notadamente musicais. O MIS existiu por 5 anos.

Foi servidor público ad nutum de de 2005 a 2012, da prefeitura municipal de sua cidade, e ministrou aulas de piano e de acordeão, tornando-se chefe da então seção de cultura em 2008.

Entre 2009 e 2010, foi um dos organizadores do Centro Histórico e Cultural da Fazenda Santa Mariana, propriedade de maior destaque na produção cafeeira dos tempos dos coronéis, do município ferreirense.

Em 2009, já como coordenador do Museu Histórico e Pedagógico “Prof. Flávio da Silva Oliveira”, começou a organizar, em parceria com suas funcionárias, um livro póstumo do professor João Teixeira, referente à história de Porto Ferreira, lançando-o em junho daquele mesmo ano. Possui curso de capacitação museológica expedido pelo SISEM – Sistema Estadual de Museus de São Paulo, concluído em São José dos Campos, SP.

Com frequência publicou artigos nos semanários “Jornal do Porto” e “A Semana”, alusivos à música popular brasileira e universal, crônicas diversas e relatos sobre história.

De 2011 a 2012, presidiu o Lions Clube de Porto Ferreira “Augustin Soliva”, desempenhando, com seus companheiros, diversos trabalhos em prol das entidades assistenciais ferreirenses.

Em 2012, lançou o livro “Aspectos Históricos de Porto Ferreira – Vol. 1”, uma coletânea de seus trabalhos de pesquisas na área da história ferreirense, publicados durante o ano de 2011 pelo Jornal do Porto.

Eleito vereador, em 2012, sendo o quarto mais votado da cidade (993 votos), assumiu o mandato público a 1º de janeiro de 2013 e foi reeleito, com 1.652 votos, sendo o segundo mais votado, em 2016.

Ainda em 2013, lançou o livro “Aspectos Históricos de Porto Ferreira – Vol. 2”, em parceria com professor de história Renan Arnoni, dando continuidade às pesquisas realizadas.

Foi microempresário do ramo de compra e venda de coleções de discos, desfazendo-se do material repetido adquirido, e presidente da Câmara Municipal de Porto Ferreira, biênio 2017-2018.

Em 2019, assumiu a superintendência da Agência Reguladora de Porto Ferreira, dos serviços de concessão, permanecendo no cargo até 2021, quando foi convidado para assumir a Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria, onde permaneceu até maio de 2024, quando, a convite do prefeito, assumiu a chefia de Gabinete.

 

E-mail

miguel.bragioni@portoferreira.sp.gov.br

DADOS DE CONTATO

Horário de Atendimento ao Público
De segunda a sexta-feira. Das 8h às 17h

Endereço
Praça Cornélio Procópio, n°90 – Centro - Porto Ferreira, SP - CEP 13660-015

Telefone
(19) 3589-5202