Administração inaugura núcleo de atendimento multiprofissional como parte da política de Educação Inclusiva

Local terá profissionais de várias especialidades para atender aluno com dificuldade de aprendizado

Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (17/06), o prefeito Rômulo Rippa inaugurou o Núcleo de Atendimento Multiprofissional Professora Maria Luiza Fratini Martins, na Vila Sybilla.

O novo espaço, que funciona na antiga Emei (escola municipal de educação infantil) do bairro, terá profissionais de Psicopedagogia, Psicologia e Serviço Social. Após finalizar o atual concurso público, um fonoaudiólogo também será contratado.

No local será ofertado atendimento aos alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem e que tiverem recomendação para tal, podendo abarcar crianças e/ou adolescentes com Transtorno do Espectro Autista, Transtornos Específicos de Aprendizagem e alunos com ou sem deficiência.

Também participaram da cerimônia o presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Rodrigo de Oliveira; os vereadores Luciane Lourenço, Marcelo Ozelin, Alan João Orlando, Priscila Franco de Oliveira e João Lázaro Batista; a secretária de Educação, Maria Cecília Gallo da Cunha Leme (representando os demais secretários presentes); a chefe de Divisão de Ensino, Keila Hellen Barbato Marcondes; a psicopedagoga que irá articular as ações junto à Seduc, Lilian Aparecida Ilheo; e representando a família da homenageada, o servidor municipal Marcelo Martins. Também presentes representantes da Apae local e servidores públicos.

Há cerca de 2 anos a antiga Emei teve seus alunos transferidos para a unidade do Jardim Porto Bello, na Zona Norte, uma vez que, das cerca de 160 crianças, mais de 90% eram daquela região da cidade. Isso foi possível graças à ampliação do Núcleo Municipal de Educação Infantil Professora Silvia de Melo Marques Ribeiro.

O presidente da Câmara, professor Sérgio Rodrigo, falou em seu discurso que um núcleo como este é uma antiga demanda da população. Atualmente, são cerca de 350 alunos da rede pública, entre crianças e adolescentes, que recebem acompanhamento por alguma dificuldade de aprendizagem.

Já o prefeito Rômulo Rippa exaltou os avanços na pauta da Educação Inclusiva em seu governo. “Este núcleo vem para consagrar uma política de estado, e não de governo, porque ela será contínua”, disse. Ele ainda agradeceu a parceria com a Apae, cujo modelo de convênio com o município só existe em Porto Ferreira e Araraquara no Estado de São Paulo, com investimentos que ultrapassam os R$ 4 milhões anuais.

Homenageada

Maria Luiza Fratini Martins nasceu no dia 19 de fevereiro de 1926, filha de Valentim e Hermínia Patarra Fratini. Eram seus irmãos: José Pedro, Mário, Victor Manoel, Luís, Valentim Filho, Evilásio, Hermínia e Maria Isabel.

Estudou no então Grupo Escolar Sud Mennucci, no Colégio São José, em Santa Rita do Passa Quatro, e na Escola Normal de Pirassununga, onde formou-se professora.

Casou-se com Antônio Martins Filho, no dia 16 de julho de 1950, e dessa união nasceram os filhos Luiz César, casado com Maria Antônia, pais de Marcelo e Elton; Maria do Carmo, casada com Renato Aredes Teixeira, pais de Carolina, Guilherme e Ana Maria.

A professora Maria Luiza lecionou em Adamantina, na Escola Sud Mennucci e na Escola Professor José Gonso, em Porto Ferreira, onde aposentou-se.

Foi uma professora alegre, dedicada e exemplar, que deixou muitas saudades.

Faleceu no dia 19 de fevereiro de 1990 e, em 16 de julho do mesmo ano, o então prefeito Valdir Bosso, por meio do decreto 39/90, denominou a unidade da Vila Sybilla com o nome de Maria Luiza Fratini Martins.