Obras da futura Fatec estão em ritmo acelerado: prefeito faz nova vistoria no local

Sede da futura Faculdade de Tecnologia será onde funcionou a Unicep e vai abrigar também a Etec

O prefeito Rômulo Rippa esteve nesta terça-feira (28/05) fazendo uma nova vistoria nas obras de implantação da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo).

De acordo com o projeto, no imóvel onde até o ano passado funcionou a Unicep, ao lado do Centro Empresarial Ferreirense (Cefer) – área esta adquirida pela Prefeitura em 2023 –, estão sendo construídos um refeitório, um teatro com duas salas multiuso e nova biblioteca, e uma quadra poliesportiva coberta, além de readequação de toda aquela área.

“As obras estão em ritmo acelerado porque nós vamos ter vestibular de fim de ano da Fatec de Porto Ferreira. Aqui vamos fazer uma grande inauguração para comemorar esse marco histórico, que é ter uma faculdade pública, gratuita e de qualidade”, disse Rômulo ao visitar o canteiro de obras.

“O prédio antigo está sofrendo algumas demolições para adequação da planta, conforme foi exigido pelo Centro Paula Souza, e o refeitório já está levantado, faltando o piso e depois o acabamento. Também o anfiteatro, a biblioteca, os novos sanitários, a quadra poliesportiva”, continuou.

“Então, além dos prédios existentes, teremos novos prédios, novos módulos, para recebermos, além da Fatec, também a Etec Professor Jadyr Salles. Um local que vai ser sinônimo da qualidade do ensino, do progresso e do nosso lema, do nosso objetivo principal nesse segundo mandato, que é construir uma Porto Ferreira com um futuro para todos”, finalizou.

Investimento de R$ 8 milhões

O certame de licitação teve a participação de oito empresas e a vencedora ofereceu o valor de R$ 8.032.471,89, o que rendeu uma economia de R$ 1,95 milhão aos cofres públicos.

Os recursos são próprios do município e a previsão é de que até o final do ano as instalações estejam prontas para que as primeiras turmas possam iniciar em 2025.

A adaptação do prédio que pertencia à Unicep, ao invés da construção de uma nova sede do zero, fez com que o processo de implantação da Fatec tivesse seu tempo reduzido, além de ser mais vantajoso financeiramente. Os cursos a serem oferecidos ainda não foram definidos pelo Centro Paula Souza, entidade mantenedora das Fatecs e Etecs paulistas.