Secretaria de Educação inicia processo formativo voltado ao Transtorno do Espectro Autista

Formação “Transtorno do Espectro Autista: um mundo inclusivo deve ser direito de todos” teve início no final de fevereiro

A formação continuada “Transtorno do Espectro Autista: um mundo inclusivo deve ser direito de todos” surgiu de um novo olhar, necessário às crianças e adolescentes com TEA, e vinculado à reflexão sobre a inclusão dentro das unidades educacionais. Diante da Lei 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, da Lei 13.257/2016, e do Marco Legal da Primeira Infância, que expõem a necessidade de novas práticas, processos inclusivos e, principalmente, um olhar diferenciado às crianças autistas, pensou-se sobre um processo formativo destinado aos profissionais vinculados à Secretaria de Educação de Porto Ferreira.

Em relação ao assunto, o primeiro passo é compreender o que é o Transtorno do Espectro Autista e quais suas características. Ele entra na Classificação Internacional de Doenças e Transtornos Mentais, em que foi definida a inclusão de diferentes transtornos e condições cujos sinais e sintomas são semelhantes.

Diante da classificação abordada, entende-se que existem diferentes graus e níveis de suporte para tais transtornos, o que resulta na especificidade das ações. Essas novas informações apontam para a necessidade de formação sobre diversos suportes e abordagens, tanto no âmbito pedagógico, socialização/comunicação, bem como manejo durante as atividades.

De acordo com os dados da rede municipal de educação de Porto Ferreira, até o último mês de fevereiro as escolas municipais possuíam 214 crianças e adolescentes com laudo de TEA.

Os dados apresentados reforçam a importância do aprimoramento e busca por novas propostas e abordagens pedagógicas no âmbito educacional, primando pela qualidade de vida dos educandos e garantia dos direitos existentes.

Dentre os objetivos do processo formativo, destacam-se o aprofundamento do conhecimento por parte dos profissionais da Educação sobre as características de crianças com Transtorno do Espectro Autista; o desenvolvimento de estratégias e processos a serem realizados em prol do desenvolvimento de cada aluno no dia a dia nas escolas; a formação continuada dos profissionais de Educação, com foco na atuação na rotina escolar; o processo de inclusão dos autistas, dentre outros.

A formação continuada ocorrerá durante 2024 e contatará com encontros síncronos e assíncronos. Além dos conceitos a serem abordados, serão desenvolvidas atividades práticas e momentos de diálogo durante todo o processo, além de atividades de assimilação, propostas ao final de cada temática. Ao final do curso será ofertada certificação de 130 horas, sendo o mesmo ministrado por profissionais de diferentes áreas da equipe multiprofissional da Divisão de Ensino.

“O interesse pelo curso, por parte dos profissionais da Educação da rede municipal de ensino, foi muito grande. Isso demonstra a preocupação destes em acessar conhecimentos e estratégias de ensino, objetivando aprimorar as práticas pedagógicas voltadas a atender, com maior especificidades, os educandos com TEA, demonstrando muito interesse pela qualidade de ensino ofertada aos alunos com autismo. Aproveitamos o ensejo e parabenizamos imensamente a todos os profissionais que compõem a Equipe Multiprofissional da Secretaria de Educação que, primorosamente idealizaram, organizaram e estão executando a proposição do curso, assim como coordenadores da área de educação especial e tecnologia e inovação”, ressalta a secretária de Educação em exercício, Keila Marcondes.