Serviço de Atenção Domiciliar da Saúde fez mais de 2,5 mil atendimentos de janeiro a abril

Equipe multiprofissional assiste a pacientes do SUS que necessitam de cuidados mais intensivos

Serviço de Atenção Domiciliar da Saúde fez mais de 2,5 mil atendimentos de janeiro a abril

Implantado pela atual Administração Municipal no segundo semestre de 2023, o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira realizou 2.539 atendimentos de pacientes em suas próprias residências no período de janeiro a abril deste ano. Os dados constam do relatório da Audiência Pública de Saúde do 1º Quadrimestre de 2024, que pode ser acessado AQUI.

O SAD é composto por uma equipe multiprofissional, que presta atendimento no domicílio dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de cuidados mais intensivos.

O principal objetivo é atuar na desospitalização de pacientes que atendam aos critérios do Ministério da Saúde (MS), oferecendo um serviço de qualidade e humanizado no domicílio do paciente.

Porto Ferreira foi habilitada pelo MS com protocolos específicos e modelo de equipe, que se propõe a prestar cuidado domiciliar de forma humanizada e com qualidade. A assistência é prestada por intermédio da elaboração de um Plano Terapêutico Singular (considerando que cada paciente é único, com necessidades específicas, buscando uma melhor qualidade de vida, promoção da saúde e autonomia do paciente/familiar/cuidador).

Os principais atendimentos são para os seguintes casos: doença de Alzheimer, úlcera de decúbito, sequela de doenças cerebrovasculares (AVC), sequela de traumatismo na cabeça (TCE), diabetes Mellitus complicação circulatória periférica, doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC), anemia por deficiência de Ferro, ausência adquirida da perna acima joelho (amputação), transtorno inflamatório órgão genital masculino (Síndrome de Fournier), neoplasias malignas (cuidados paliativos).

Os profissionais, pelo contato direto e humanizado com os pacientes, ainda atuam em outras demandas importantes, tais como: agilidade nos pedidos de dieta enteral e medicamentos de alto custo; troca de sonda da cistostomia (paciente indo a cada 15 dias no Pronto-Socorro); intervenção para agendamento de cirurgia, exames pré-operatórios para cirurgia, recolocação de calota craniana; debridamentos de feridas realizado em casa, ao invés de ir ao hospital; agendamento de exames laboratoriais, alguns incluindo coleta; administração de soro e medicamento endovenoso; antibioticoterapia em casa; fornecimento de insumos; marcação de consultas com especialistas; etc.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos