Programa Remédio em Casa praticamente dobra número de cadastrados no primeiro quadrimestre de 2024

Programa conta hoje com 464 pacientes cadastrados, um aumento de 94,96% em relação ao final de 2023

Implantado pela atual Administração Municipal em julho de 2023, o programa Remédio em Casa, da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, praticamente dobrou o número de pacientes cadastrados. Os dados constam do relatório da Audiência Pública de Saúde do 1º Quadrimestre de 2024, que pode ser acessado no link: https://portoferreira.sp.gov.br/secretarias/saude/audiencias-publicas-da-saude .

O programa é destinado exclusivamente aos pacientes acompanhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foi iniciado com pacientes acima de 70 anos. O programa conta hoje com 464 pacientes cadastrados, representando um aumento de 94,96% em relação ao final de 2023, quando havia 238 pacientes atendidos.

O programa atua em 44 bairros da cidade, tendo maior adesão na região Central (38%), seguido pela região Leste (24%), Norte (17%), Oeste e Sudeste (8%) e Sul (5%).

Foram 1.492 entregas realizadas pelo programa de janeiro a abril, com mais de 174 mil unidades fracionadas de medicamentos.

Os medicamentos fornecidos são os constantes da Remume (Relação Municipal de Medicamentos) e Furp (Fundação para o Remédio Popular). Do total de 200 medicamentos constantes destes programas, 100 deles são elegíveis para a entrega. Medicamentos de substâncias de controle especial, de curto período de uso (não contínuo) ou de geladeira não são elegíveis para a entrega.

O Remédio em Casa ainda faz a entrega a mais de 30 idosos que são internos do Solar dos Jovens de Ontem.