Porto Ferreira registra a primeira morte por dengue em 2024

Paciente era uma mulher de 38 anos que estava internada com a forma grave

Porto Ferreira registra a primeira morte por dengue em 2024

A Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira informou que o município registrou a primeira morte por dengue em 2024. O óbito ocorreu no domingo (17/03). A paciente tinha 38 anos e havia adquirido a forma grave da doença, além de possuir comorbidades, o que agravou seu quadro. Ela estava internada desde o dia 5 de março.

Segundo a Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira, nesta quarta-feira (20/03) o município já contabilizava 117 casos confirmados da doença em 2024 e outras 218 suspeitas aguardavam resultados de exames.

Além da dengue, a SCV também registrou o primeiro caso suspeito de chikungunya do ano e aguarda pelos exames. Lembrando que o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya, da zika e da febre amarela é o mesmo, o Aedes aegypti.

O trabalho dos agentes de controle de vetores segue intenso nos bairros. O número de pontos com larva do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, foi considerado “alarmante” em várias regiões da cidade.

Portanto, a situação exige uma ação imediata também por parte da comunidade, que deve vistorias seus imóveis e retirar qualquer tipo de objeto que possa acumular água parada, local onde o mosquito se reproduz.

A recusa em permitir a entrada dos agentes de controle de vetores também é preocupante, pois contribui para a proliferação do mosquito, vetor não só da dengue, mas também da zika e chikungunya.

Além disso, é fundamental estar atento aos sintomas da dengue, como febre, dor no fundo dos olhos, dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas e procurar assistência médica rapidamente ao apresentá-los. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas.

A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. É essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água em suas casas, e colaborando com as ações de controle realizadas pelas autoridades de saúde.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos