Prefeitura fará cascalhamento de trecho em obras da avenida Nossa Senhora Aparecida

Local tem intervenções para infraestrutura de drenagem e reassentamento de pavimentação em bloquete

A Prefeitura de Porto Ferreira fará a partir de segunda-feira (24/10) o cascalhamento de trecho da avenida Nossa Senhora Aparecida, na Estância Porto Alegre, que está passando por obras de infraestrutura de drenagem de águas pluviais e reassentamento de pavimentação em bloquete.

O objetivo é melhorar as condições de tráfego no local, cujos transtornos têm sido relatados por moradores e proprietários de ranchos de veraneio da região.

A pavimentação de bloquetes na avenida foi realizada em três fases, em governos anteriores, sendo que só uma dessas fases não teve problemas de afundamento, danos ou soltura dos sextavados. Justamente pelas dificuldades do pavimento do local que as obras foram licitadas, a fim de sanar esse problema, pois prejudicavam o trânsito de veículos e pedestres.

Trata-se, portanto, de uma demanda antiga, remontando a outras gestões públicas e que, agora, com recursos oriundos do governo estadual, por meio do Fehidro (Fundo de Recursos Hídricos do Governo do Estado), e com contrapartida municipal, estão sendo levadas a cabo. É natural que obras desse modal, com escavações de valas nas vias, movimentação de solo, tráfego de máquinas e caminhões pesados, gerem transtornos.

Contudo, problemas não previstos se iniciaram durante a execução da obra, quando foram necessárias algumas interrupções no andamento dos serviços de escavação de valas em função de terem sido encontrados ramais (tubulações) de água e de esgoto no mesmo alinhamento e profundidade das escavações previstas para a colocação da drenagem de águas pluviais, fato esse que não condizia com os dados anteriormente fornecidos pela concessionária de água e esgoto, a BRK Ambiental, usados na elaboração do projeto de engenharia.

Quando foi detectado o problema de alinhamento das redes, a Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano, juntamente com a equipe técnica da BRK, precisou reavaliar o projeto para melhor adequação ao local, expediente este que, por sua vez, demanda tempo para ser melhor analisado.

Outro fator, de considerável importância, foi a necessidade de prover maior segurança na escavação das valas, as quais estão tendo de ser executadas com maior profundidade do que a inicialmente prevista. Ou seja, como as valas estão agora mais profundas, é necessário escorá-las para maior segurança dos operários, a fim de não ocorrer desmoronamentos e acidentes.