Secretaria de Educação realiza cerimônia de premiação do Concurso Literário Estudantil Dra. Lillian Braga Ramos
Evento aconteceu no dia 20 de setembro na Câmara Municipal de Porto Ferreira
A edição 2022 do Concurso Literário Estudantil Dra. Lillian Braga Ramos foi realizada no último dia 20 de setembro na Câmara Municipal.
A cerimônia contou com a presença do presidente do Poder Legislativo, vereador Alan João (PSD), autor do anteprojeto de lei que sugeriu a instituição do concurso no município; do vice-presidente, vereador Sérgio de Oliveira (União); da secretária de Educação, Maria Cecilia Gallo da Cunha Leme; do vice-presidente da OAB de Porto Ferreira, Dr. Evandro José Carniato; do diretor da escola de idiomas CCAA de Porto Ferreira, Celso Martins; e familiares da homenageada, sendo representados pelo filho da Dra. Lillian, o advogado Dr. Luís Augusto Braga Ramos.
A edição deste ano contou com a participação de Unidades Educacionais da rede municipal, estadual e privada. Os alunos selecionados receberam certificados de participação e os dois primeiros colocados conquistaram uma bolsa de um ano de estudos de Inglês na escola de idiomas CCAA.
A aluna Isabela Barion Bolzan, do Sesi, orientada pela professora Simone Dezzani, recebeu a 1ª colocação com a redação intitulada “Não eram apenas peças”. Em 2º lugar ficou a redação do aluno Lorenzo Baccarin, do Colégio Arquimedes, orientado pela professora Márcia Concentino Pigatto, com o título “A sociedade secreta dos arquitetos”.
Veja a redação vencedora:
Não eram apenas peças
- Que se passa?
- Meu quebra-cabeças não se encaixa. Já tentei de todas as formas, elas simplesmente não se entendem!
- Não precisa juntá-las. Ficam ainda mais bonitas separadas. São tão diferentes.
Encaixei as peças. Cada uma com uma cor e um tamanho diferente.
- São, de fato, maravilhosas! Ficarão ainda mais lindas quando estiverem montadas, encaixadas, como uma só peça. O fato de serem diferentes é que irá lhes proporcionar um belo encaixe!
- Por que você não as mantém desmontadas? Assim, terá muitas peças e não somente uma imagem!
- Elas não me têm tanta utilidade separadas. Montadas podem se ajudar, podem representar algo maior, podem ganhar vida.
- Você já observou todas? Pode ser que alguma apresente algum defeito. Acontece, às vezes. Isso pode impedir a perfeição. Se você tiver uma peça com defeito, jogue-a fora!
- Eu não preciso jogá-la fora! Como ela irá se sentir? Posso ajudá-la a lidar com os seus problemas e entender seus próprios sentimentos. Assim, irei incluí-la e não farei com que se sinta pior.
- São apenas peças ... Elas não têm sentimentos!!!
Foi, neste momento, olhando além do que os olhos podem ver, que percebi ...
Não eram apenas peças ...
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos