Projeto Reforço e Recuperação auxiliou na recuperação de aprendizagem dos estudantes

Com objetivo de recuperar defasagens no aprendizado, projeto atendeu 612 alunos em 2023 e seguiu em 2024, alcançando 300 estudantes do Ensino Fundamental

Projeto Reforço e Recuperação auxiliou na recuperação de aprendizagem dos estudantes

O Projeto de Reforço e Recuperação de aprendizagem, iniciado no segundo semestre de 2022, adentrando o ano letivo de 2023 e também 2024, se mostrou um importante instrumento para a recuperação do aprendizado de alunos com dificuldades apresentadas no Ensino Fundamental. Com o intuito de promover a recuperação das aprendizagens necessárias para o prosseguimento dos estudos, o projeto foi ofertado no contraturno escolar, alcançando alunos que demonstraram um nível de proficiência abaixo do básico.

Em 2023, o projeto atendeu 612 alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais, o que corresponde a 22,44% dos 2.727 estudantes matriculados. Já em 2024, o número de atendidos diminuiu para 300 alunos, representando 10,78% do total de 2.793 alunos matriculados, indicando um possível progresso geral na recuperação das aprendizagens dos estudantes. A continuidade do projeto demonstra um esforço contínuo para garantir que os alunos com maior déficit de aprendizado possam ter um acompanhamento diferenciado nas estratégias propostas para as aulas em questão.

O objetivo do projeto é recuperar as aprendizagens essenciais, permitindo aos alunos superar as defasagens e seguir com seus estudos de maneira adequada, com a recuperação de conteúdos fundamentais e no desenvolvimento das competências essenciais.

As aulas de reforço e recuperação foram ministradas em todas as unidades educacionais de Ensino Fundamental Anos Iniciais durante todo o ano letivo, tendo como meta alcançar resultados significativos e contribuir para o desenvolvimento contínuo dos estudantes.