Porto Ferreira sediou treinamento de agentes da Defesa Civil da região de Araraquara
Oficina contou com a presença do secretário estadual da Casa Militar, prefeitos e cerca de 150 agentes municipais
A Defesa Civil do Estado de São Paulo iniciou na terça-feira (04/04), em Porto Ferreira, as oficinas preparatórias para a Operação Estiagem 2023. A edição deste ano contará com 15 oficinas presenciais que serão realizadas em todas as regiões do Estado entre os meses de abril e maio. Durante as oficinas os agentes municipais receberão intenso treinamento prático ao longo de todo o dia.
Cerca de 150 agentes municipais presentes às oficinas receberam intenso treinamento prático ao longo de todo o dia. Para abertura dos trabalhos, realizados no Sest/Senat local, estavam presentes o secretário estadual da Casa Militar, coronel Henguel Ricardo Pereira; o prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa; os prefeitos Cristina Arantes (Ibitinga), Gino Torrezan (Dourado), Marcelo Simão (Santa Rita do Passa Quatro), Tenente Rodrigues (Rincão) e Vladimir Adabo (Borborema); o presidente da Câmara Municipal, Sérgio Rodrigo de Oliveira; os vereadores Rodrigo Louzada e Marcelo Ozelin; além de secretários e outros servidores.
“Pra nós, uma honra poder receber 26 municípios paulistas nesta ação de preparação e formação das Defesas Civis. Parabenizo nosso secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Valdemir Guimarães Dias, pela organização, e agradeço ao Sest/Senat a disponibilização do local”, disse Rômulo Rippa.
A capacitação é dividida em duas etapas: na fase teórica os alunos aprendem sobre o acionamento do Plano de Contingência para o período de estiagem e o Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (PAME), monitoramento da umidade relativa do ar (URA) e inserção de dados no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC), protocolo de acionamento de aeronaves e crimes ambientais relacionados a incêndios, já na fase prática aprenderão técnicas de combate direto e indireto a incêndios em coberturas vegetais, além do correto uso dos equipamentos e regras de segurança para deslocamento na mata. Em 2022 foram capacitados 1. 473 agentes de defesa civil dos municípios paulistas.
Para os municípios que concluem as duas fases da oficina e cumprem os critérios estabelecidos nas normas da Defesa Civil é fornecido, de forma gratuita, os kits de estiagem, contendo equipamentos para combate a incêndio em cobertura vegetal. "Nosso papel é apoiar os municípios e capacitar os agentes com todo conhecimento e experiência que possuímos, pois, comumente a defesa civil municipal é a primeira a chegar em um foco de incêndio, e, estando preparados e equipados, eles podem extinguir as chamas. Sabemos que todo grande incêndio começa com um pequeno foco", destacou o coronel Henguel, que é coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil.
A Operação Estiagem
Para prevenir e combater as queimadas florestais, a Defesa Civil desenvolve anualmente a Operação Estiagem, com início no dia 1 de junho, acompanhando a fase vermelha (mais crítica) da Operação Corta-Fogo, que é desenvolvida pela Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente, com apoio da Defesa Civil do Estado e outras instituições ligadas a Secretária de Segurança Pública, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e Comando de Aviação da Polícia Militar.
Ao longo da Operação Estiagem a Defesa Civil do Estado também desencadeia planos de contingência, de acordo com as recomendações de órgãos internacionais (de saúde, meteorologia e de Proteção e Defesa Civil), nas regiões mais suscetíveis aos problemas decorrentes da seca, por meio do monitoramento da Umidade Relativa do Ar (URA), pelo nosso Núcleo de Gerenciamento de Emergências, 24 horas por dia. E dependendo das proporções do incêndio, ajuda na contratação de empresas para combate aéreo.
Redução recorde de incêndios em 2022
Na última edição da Operação Estiagem e Operação Corta Fogo houve uma redução recorde nos focos de incêndios florestais em todo o estado de São Paulo. Em 2022 foram contabilizados 1.008 focos de incêndio em todo o Estado de São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, uma redução de 79% se comparado com os 4.884 focos de incêndio registrados no mesmo período de 2021. Já o Painel Geoestatístico dos Incêndios Florestais em Unidades de Conservação e Áreas Protegidas publicado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, registrou uma queda de 69% na incidência de incêndios nos Parques Florestais do estado de São Paulo.
Calendário das oficinas preparatórias (por região)
04/04 - Araraquara
12/04 - Marília
13/04 - Bauru
18/04 - Campinas
20/04 - Região Metropolitana da Capital
26/04 - Barretos
27/04 - São José do Rio Preto
04/05 - São José dos Campos
10/05 - Franca
11/05 - Ribeirão Preto
17/05 - Campinas
18/05 - Sorocaba
24/05 - Presidente Prudente
25/05 - Araçatuba
30/05 - Registro
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos