Porto Ferreira recebe nova viatura para a Defesa Civil na campanha SP Sempre Alerta

Município foi representado em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes pelo secretário de Segurança e Mobilidade Urbana e coordenador da Defesa Civil local

O secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, coronel Valdemir Guimarães Dias, e o coordenador da Defesa Civil de Porto Ferreira, Luís Fernando Bonelli Francisco, participaram do lançamento na última quinta-feira (14/12) da campanha SP Sempre Alerta, com foco na prevenção de desastres e prontidão contínua da Defesa Civil do Estado para eventos climáticos extremos. A iniciativa integra diversas secretarias estaduais e vai ampliar as ações de alerta em situações de risco, investimento em tecnologia de ponta para monitoramento meteorológico e proteção da população.

A solenidade que reuniu cerca de 600 pessoas no Palácio dos Bandeirantes contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do presidente da Assembleia Legislativa (Alesp), André do Prado, do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel PM Henguel Ricardo Pereira, e do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de secretários estaduais e gestores municipais.

A boa notícia para o município é que a Defesa Civil de Porto Ferreira recebeu simbolicamente no evento as chaves de uma nova caminhonete para atuar nas situações de risco, fruto de uma emenda apresentada pelo deputado estadual Major Mecca (PL), a pedido do coronel Valdemir no ano de 2022. O novo veículo deve ser entregue nos próximos meses.

Ao todo, na cerimônia foram entregues 125 viaturas e 600 equipamentos a 128 municípios – neste ano, a gestão paulista vai totalizar 225 veículos e 1,1 mil equipamentos entregues aos sistemas municipais de proteção e Defesa Civil.

SP Sempre Alerta

A campanha SP Sempre Alerta é uma parceria da Defesa Civil do Estado com as Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística; Agricultura e Abastecimento; Saúde; Pessoa com Deficiência; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Transportes Metropolitanos; Ciência, Tecnologia e Inovação; e Turismo e Viagens, além do Fundo Social de São Paulo e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Uma parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento e Habitação permitirá o monitoramento de áreas de risco em todo o território paulista. Uma plataforma digital que usa imagens de satélite vai acompanhar o avanço da construção de moradias irregulares e o desmatamento de áreas de preservação ambiental. A nova tecnologia vai permitir que a fiscalização seja mais pontual e eficiente.

A campanha também inclui novos protocolos entre órgãos estaduais. Enchentes, enxurradas, estiagens e tempestades representam riscos exponenciais à saúde pública. Por isso, a Secretaria da Saúde vai ampliar a oferta de oficinas de capacitação a agentes locais de vigilância sanitária e epidemiológica. A pasta também vai priorizar ações de resposta rápida em comunidades afetadas por inundações e deslizamentos devido ao risco de surtos de doenças como leptospirose, hepatites e diarreia.

A partir de agora, o Plano de Prevenção de Defesa Civil também integra a campanha SP Sempre Alerta. Em vigor desde o último dia 1º de dezembro até 31 de março, o plano envolve ações de monitoramento dos índices de chuva acumulada e da previsão meteorológica, vistorias de campo e atendimentos emergenciais a municípios ou regiões afetadas por desastres.

Em outra frente, uma parceria da Defesa Civil do Estado com a Aneel vai viabilizar apoio para a implantação de sensores para ações antecipadas do poder público e das concessionárias de distribuição de energia frente a eventos climáticos extremos.

Release 901-2023 - governador Tarcísio discursa - foto Marcelo S. Camargo - Governo do Estado de SP

Foto: Marcelo S. Camargo - Governo do Estado de SP

*Com informações do Governo do Estado