Porto Ferreira registra primeira morte por covid-19 em 2024

Vítima é um idoso de 77 anos, com comorbidade e esquema vacinal incompleto

Porto Ferreira registra primeira morte por covid-19 em 2024

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Porto Ferreira informa o primeiro óbito por covid-19 no ano, na noite desta terça-feira (12/03). O paciente era um homem de 77 anos, com comorbidade e que estava com o esquema vacinal incompleto.

Os casos de covid-19 tiveram grande alta nos últimos 40 dias, não só em Porto Ferreira, mas também no Estado e no país. Em janeiro, o município registrou apenas 20 casos. Já em fevereiro houve um aumento de aproximadamente 2.000%, com 430 positivos.

Agora, em março, desde o dia 1º até terça-feira (12/03) já havia 223 positivos. Porém, como os casos são mais leves devido à imunização da população pela vacina, é provável que venha ocorrendo subnotificação, uma vez que muitos não procuram os órgãos de Saúde para registro ou atendimento.

O que preocupa as autoridades sanitárias são as pessoas idosas, imunossuprimidas, com comorbidades, gestantes, crianças, que são classificadas como grupo de risco, e poderão evoluir para uma forma grave da doença, principalmente se não estiverem com a vacina em dia.

Veja algumas recomendações para diminuir o contágio pela covid-19, sendo que a vacinação em dia é importantíssima para preservar a saúde:

  • Evite locais com aglomerações de pessoas (distanciamento social): mantenha a distância mínima de cerca de 1 metro de qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe.
  • Utilizar etiqueta respiratória: cobrir nariz e boca com lenço ou antebraço, e nunca com as mãos, ao tossir ou espirrar.
  • Descartar adequadamente o lenço utilizado.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Se tocar, lave com água e sabão. Na impossibilidade, utilize álcool 70%.
  • Em qualquer sintoma de gripe, utilizar máscara, que deve cobrir nariz e boca.
  • Deixar o ambiente ventilado com portas e janelas abertas.
  • Estar com as doses de vacinação contra covid em dia, lembrando que a vacina está desde janeiro fazendo parte do calendário infantil para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Vacinação covid

Após os 5 anos de idade, crianças e adultos que integram os grupos prioritários vão receber uma dose de reforço em 2024. São eles: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas (a cada 6 meses), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua (anual).

Em Porto Ferreira, a vacinação pode ser feita na Unidade da Criança, na esquina das ruas Francisco Prado e Luiz Gama, das 7 às 17 horas.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos