Vacinação contra COVID-19: Novas Diretrizes para 2024
Mudanças no Esquema Vacinal contra a COVID-19 em 2024: Atualizações e Diretrizes
A Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira informa que, a partir de janeiro de 2024, a campanha de vacinação contra a COVID-19 passou por atualizações significativas, ampliando sua abrangência para incluir crianças de 6 meses a menores de 5 anos. Essa faixa etária agora integra o Calendário de Imunização das Crianças, tornando a vacinação contra a doença parte da rotina de cuidados infantis.
Para as crianças nessa faixa etária que já receberam as três doses, não há indicação de revacinação, conforme destaca o Informe Técnico do Ministério da Saúde.
Seguindo as novas orientações, indivíduos com 5 anos ou mais (que não façam parte do grupo prioritário) que tenham completado o esquema primário de vacinação, composto por duas doses, não necessitarão de uma dose de reforço da vacina contra a COVID-19.
Vacinação Prioritária para Grupos Vulneráveis
O foco da vacinação contra a COVID-19 permanece nos grupos prioritários, compostos por pessoas com 5 anos ou mais em situações de maior vulnerabilidade ou condições que aumentam o risco para formas graves da doença. Para esses grupos, são indicadas doses semestrais ou anuais, dependendo da categoria. A vacinação é realizada com a Pfizer Bivalente para maiores de 12 anos e a Pfizer Pediátrica para crianças de 5 a 11 anos.
Os grupos prioritários incluem:
Pessoas de 60 anos ou mais (a cada 6 meses)
Pessoas imunocomprometidas (a cada 6 meses)
Gestantes e puérperas (a cada 6 meses)
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência, incluindo ILPI e RI, e seus trabalhadores (anual)
Indígenas (anual)
Ribeirinhos (anual)
Quilombolas (anual)
Trabalhadores da saúde (anual)
Pessoas com deficiência permanente (anual)
Pessoas com comorbidades (anual)
Pessoas privadas de liberdade (≥ 18 anos) (anual)
Funcionários do sistema de privação de liberdade (anual)
Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas (anual)
Pessoas em situação de rua (anual)
Recomendações sobre Revacinação
É importante ressaltar que esquemas de revacinação contra a COVID-19 não serão mais recomendados rotineiramente para pessoas com 5 anos ou mais que não façam parte dos grupos prioritários e que já tenham completado o esquema primário de duas doses.
Entretanto, caso um indivíduo não tenha sido vacinado anteriormente (sem nenhuma dose prévia) ou tenha recebido apenas uma dose da vacina contra a COVID-19, ele poderá iniciar ou completar o esquema primário de vacinação.
A aplicação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na Unidade da Criança (Centro).
Telefone de Contato para eventuais dúvidas: (19) 3585 1634
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos