Porto Ferreira registra 90 casos de covid-19 no final de semana: vacinação em dia é muito importante

Público mais vulnerável é formado por idosos, imunossuprimidos, pessoas com comorbidades, gestantes e crianças

Porto Ferreira registra 90 casos de covid-19 no final de semana: vacinação em dia é muito importante

O Estado de São Paulo registra um aumento expressivo de casos de covid-19 e em Porto Ferreira não está sendo diferente. Entre sexta e segunda-feira (23 a 26/02), a Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde ferreirense confirmou 90 casos da doença. Apenas nesta terça-feira (27/02), foram mais 59.

Assim, no ano já são 383 positivos, mas o número real pode ser muito maior, porque a partir da vacinação os casos estão com menor gravidade e muitas pessoas não os registram no sistema público de Saúde.

Não há pacientes internados, mas o que preocupa as autoridades sanitárias são as pessoas idosas, imunossuprimidas, com comorbidades, gestantes, crianças, que são classificadas como grupo de risco, e poderão evoluir para uma forma grave da doença.

Veja algumas recomendações para diminuir o contágio pela covid-19, sendo que a vacinação em dia é importantíssima para preservar a saúde:

  • Evite locais com aglomerações de pessoas (distanciamento social): mantenha a distância mínima de cerca de 1 metro de qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe.
  • Utilizar etiqueta respiratória: cobrir nariz e boca com lenço ou antebraço, e nunca com as mãos, ao tossir ou espirrar.
  • Descartar adequadamente o lenço utilizado.
  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas. Se tocar, lave com água e sabão. Na impossibilidade, utilize álcool 70%.
  • Em qualquer sintoma de gripe, utilizar máscara, que deve cobrir nariz e boca.
  • Deixar o ambiente ventilado com portas e janelas abertas.
  • Estar com as doses de vacinação contra covid em dia, lembrando que a vacina está desde janeiro fazendo parte do calendário infantil para crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Vacinação covid

Após os 5 anos de idade, crianças e adultos que integram os grupos prioritários vão receber uma dose de reforço em 2024. São eles: idosos, imunocomprometidos, gestantes e puérperas (a cada 6 meses), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, pessoas vivendo em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade e pessoas em situação de rua (anual).

Em Porto Ferreira, a vacinação pode ser feita na Unidade da Criança, na esquina das ruas Francisco Prado e Luiz Gama, das 7 às 17 horas.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos