Em meio à seca, consumo de água em Porto Ferreira se mantém elevado e acima da média da região Sudeste

BRK Ambiental solicita atenção da população para um uso mais consciente de água

Porto Ferreira volta a enfrentar um dos períodos mais longos de seca. Neste ano, de janeiro a julho, foram registrados 614 milímetros de chuva na cidade, de acordo com dados do monitoramento pluviométrico da ETA OCL (Estação de Tratamento de Água Oswaldo Cunha Leme). O volume acumulado de chuvas em 2021 está 23% inferior à média histórica da cidade, que tem um acumulado esperado para o período de 795 milímetros de chuva. No último mês de julho, o índice pluviométrico registrado foi de 12,5 milímetros; sendo o quinto mês do ano abaixo das médias climatológicas históricas. E, em meio à seca, o consumo de água segue elevado no município.

No primeiro semestre deste ano, a população de Porto Ferreira consumiu 2,013 bilhões de litros de água; 152 milhões de litros a mais que o consumo do mesmo período no ano passado, quando, de janeiro a junho, foram consumidos 1,861 bilhão de litros de água.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Em Porto Ferreira, o consumo médio por habitante/dia no primeiro semestre deste ano foi de 178 litros, o que significa que cada pessoa tem consumido, pelo menos, 68 litros de água a mais por dia que o recomendado pela ONU.

No comparativo com os dados do último diagnóstico do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Porto Ferreira também apresenta um consumo per capita acima da média da região Sudeste, que é de 174,4 litros de água por habitante/dia.

“Vivenciamos um novo ano atipicamente seco. O cenário é bastante semelhante a 2014, com pouco volume de chuvas e impacto nos níveis dos mananciais de captação, e o que temos observado é um certo ‘relaxamento’ quanto ao consumo de água. Reforçamos que o momento é crítico, a estiagem é severa e precisamos todos fazer o bom uso da água. É uma medida necessária e de interesse de todos, concessionária e população”, afirma Alex Zampieri, gerente de operações da BRK Ambiental em Porto Ferreira.

O gerente informa ainda que, para o enfrentamento da atual estiagem, uma série de obras, investimentos e medidas preventivas, estabelecidas em um Plano de Contingência, têm sido adotadas desde o início do ano pela concessionária. Entre as principais medidas, destacam-se a instalação de dispositivos hidráulicos nas redes de água do município, combate a vazamentos e ações para redução das perdas. Além disso, a empresa recuperou e colocou em operação um reservatório para abastecimento da região leste da cidade. O reservatório Independência tem capacidade para armazenar 200 mil litros de água tratada, ampliando em 3% a reserva de água do município, que passou de 6.150 milhões para 6.350 milhões de litros.

Investimentos em tecnologia também têm contribuído para o enfrentamento deste período seco. A concessionária monitora em tempo real o nível dos reservatórios e a pressão da água nas redes de distribuição da cidade, o que permite criar uma base de dados e um padrão de monitoramento que possibilita, além de um melhor controle do sistema, estudos para melhorias futuras. O nível do manancial de captação, o rio Mogi Guaçu, também é acompanhado em tempo real e de forma remota por um sistema que possibilita realizar projeções, verificar e avaliar qualquer anomalia que venha a surgir no processo.

Atualmente, o nível do rio Mogi Guaçu está em 0,68m. O nível mínimo necessário para captação é de 0,50m, o que significa que o manancial se encontra em estado de atenção. Diante das condições atuais, a BRK Ambiental adotou recentemente mais uma medida do Plano de Contingência para enfrentamento ao cenário de estiagem. Um sistema suplementar de bombeamento já foi instalado na captação de água do manancial, buscando manter a capacidade de abastecimento para Porto Ferreira.

“Essa medida foi adotada diante do rebaixamento do nível do rio Mogi Guaçu, que está em nível de alerta, para garantir o pleno funcionamento do processo. Sem esse bombeamento adicional nossa capacidade de adução de água bruta já estaria sendo reduzida”, esclarece o gerente.

“Lembre-se que a prioridade, neste momento, é o uso da água para necessidades de alimentação e higiene pessoal. Outras atividades, como lavar calçadas e carros, por exemplo, devem ser adiadas ou substituídas pelo uso de água reaproveitada”, reforça Zampieri.

SAIBA MAIS

A BRK Ambiental disponibiliza uma página exclusiva na internet com informações sobre as condições do manancial responsável pelo abastecimento de água em Porto Ferreira, além de dados sobre os índices de chuvas. Nesta página, a população também pode acompanhar as principais obras e ações da concessionária para o enfrentamento deste período mais seco do ano, além de encontrar dicas sobre como tornar o consumo de água mais eficiente. Acesse https://jogandojuntopelaagua.com.br/.

A campanha de conscientização da concessionária sobre o tema também está com divulgações em redes sociais, em emissoras de rádio, carro de som, envio semanal de SMS aos clientes e contou com a distribuição de folhetos informativos sobre o tema em todos os imóveis da cidade.

Fonte: BRK Ambiental.