Dengue: rede de Atenção Básica terá três novas equipes para suprir demanda por atendimentos e desafogar o PS

Serão disponibilizadas 96 consultas diárias nas Unidades de Saúde do município

Dengue: rede de Atenção Básica terá três novas equipes para suprir demanda por atendimentos e desafogar o PS

Secretária de Saúde, Nayara Carreira, e o prefeito André Braga durante anúncio das equipes

 

A Secretaria de Saúde de Porto Ferreira terá a partir da próxima segunda-feira (13/01) três novas equipes de servidores para suprir a demanda por atendimentos de pessoas com suspeita de dengue na rede de Atenção Básica, ou seja, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) dos bairros.

A informação foi dada na tarde de quarta-feira (08/01) pelo prefeito André Braga e pela secretária de Saúde, Nayara Naya Carreira, no Gabinete.

“Peço a compreensão de todos aqueles que moram na nossa querida Porto Ferreira pra ajudar, fazer a sua lição de casa, limpando seus terrenos, deixando nossa cidade mais limpa e acolhedora. É hora de todos se unirem contra a dengue”, disse o prefeito.

De acordo com Nayara, serão 96 consultas diárias disponíveis divididas entre as equipes. Além de atender a demanda, outro objetivo é desafogar o Pronto-Socorro Municipal.

Casos

De acordo com um primeiro levantamento realizado pela Seção de Controle de Vetores, Porto Ferreira registrou 106 casos na primeira semana do ano. Para comparação, em todo o mês de janeiro de 2024 foram apenas 17 casos. Havia ainda 97 casos suspeitos contabilizados.

Até o momento, os números de dezembro do ano passado somam 271 casos confirmados. Em novembro, foram 112 e, em outubro, 94. Em todo o ano de 2024, até agora, foram confirmados 3.306 positivos para a doença.

Em 2024 ainda ocorreram três mortes por dengue em Porto Ferreira, nos meses de março, maio e dezembro.

É fundamental estar atento aos sintomas da dengue, como febre, dor no fundo dos olhos, dor no corpo, vômito, diarreia e manchas avermelhadas e procurar assistência médica rapidamente ao apresentá-los. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem salvar vidas.

A prevenção da dengue é responsabilidade de todos. É essencial que cada cidadão faça a sua parte, adotando medidas simples, como a eliminação de recipientes que possam acumular água em suas casas e imóveis, e colaborando com as ações de controle realizadas pelas autoridades de saúde.

Prefeitura de Porto Ferreira