Dengue: outubro teve mais casos que agosto e setembro; novembro já confirmou 9 positivos
Notificações e confirmações tiveram aumento no mês passado em relação a períodos anteriores
Dados atualizados sobre a dengue até a última sexta-feira (08/11), pela Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, mostram que o mês de outubro superou o número de casos registrados em agosto e setembro.
Até o momento, foram 92 casos confirmados em outubro, ante 23 do mês de setembro e 80 no mês de agosto. Ainda há 45 suspeitas registradas em outubro aguardando resultado de exames.
Já nos primeiros oito dias de novembro foram 9 positivos e 9 suspeitas aguardam resultados.
Até agora, o mês de maio foi o que teve maior número de positivos, com 1.035, seguido do mês de junho, com 589, e abril, com 588. Em julho os positivos começaram a cair, para 208. Essa queda se acentuou em agosto e setembro, mas voltou a subir o número de casos em outubro, quando começaram as chuvas.
Também foram registradas duas mortes por dengue este ano, nos meses de março e maio, e um caso de chikungunya, em março.
A Seção de Controle de Vetores alerta para o retorno do período com chuvas e reforça que é preciso que cada um continue o trabalho preventivo para eliminar possíveis criadouros do mosquito, mesmo com a diminuição das notificações. A principal medida é eliminar água parada.
Os principais sintomas sugestivos de dengue são febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite. Caso apresente alguns deles, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A orientação é tomar bastante líquido e evitar uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS).
A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, que transmite não só a dengue, mas também a chikungunya, zika e febre amarela.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos