Porto Ferreira recebe prêmio Prefeito Amigo da Criança durante cerimônia em Brasília

Iniciativa visa reconhecer administrações que implementaram ações e políticas que avançaram na garantia dos direitos das crianças e adolescentes

Leonardo Spiga Real, prefeito de Tambaú, e Rômulo Rippa, prefeito de Porto Ferreira, com secretárias de ambos os municípios

A Prefeitura de Porto Ferreira ganhou nesta quarta-feira (12/06) o prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, concedido pela Fundação Abrinq, durante solenidade realizada em Brasília, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados. Entre 5,5 mil cidades brasileiras, o município foi um dos cem contemplados, sendo um dos 22 que ganharam pela região Sudeste. O prefeito Rômulo Rippa esteve presente e recebeu a honraria em mãos.

Na cerimônia, Rômulo esteve acompanhado pelas secretárias Mileni Arantes (Desenvolvimento Social e Cidadania) e Maria Cecília Gallo da Cunha Leme (Educação).

A iniciativa, criada em 1996, tem o objetivo de reconhecer as administrações que implementaram ações e políticas cujos resultados representaram avanços na garantia dos direitos das crianças e adolescentes num período de quatro anos, que neste caso, se refere à gestão 2021-2024.

“Este prêmio é fruto do nosso trabalho, do avanço da eficácia das políticas públicas em Porto Ferreira. E aqui eu não posso deixar de fazer um agradecimento, em nome das secretárias, a todos os membros, servidores e participantes da sociedade civil da nossa rede socioassistencial. Esse conjunto de políticas públicas e atores que, integrados, garantem a segurança e a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. É por uma cidade com um futuro para todos que trabalhamos, e este prêmio só comprova o resultado desse trabalho”, declarou Rômulo durante a cerimônia.

O prêmio avalizou o cumprimento de compromissos estabelecidos pelo programa, baseando-se em diferentes aspectos relacionados às ações e políticas destinadas a esse público. Neste contexto, foi avaliado o desenvolvimento da política de forma planejada, participativa, intersetorial e sustentável. Outro critério se baseou na realização do processo de planejamento com alocação orçamentária nas políticas para a infância e adolescência. Também foi verificada a qualificação das iniciativas voltadas ao atendimento à primeira infância.

Ao longo dos quatro anos desta gestão, o “Programa Prefeito Amigo da Criança” ofereceu subsídios técnicos e recomendações, bem como promoveu seminários que possibilitaram o diálogo, a troca de experiências e a disseminação de conhecimentos úteis à construção ou à consolidação de políticas públicas voltadas à melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes. Com o período que antecede o fim deste ciclo, foram analisados os resultados obtidos pelos municípios por meio de uma avaliação técnica, concedendo o prêmio aos prefeitos que impulsionaram avanços nas linhas de ação propostas.

Ao final da cerimônia, Rômulo Rippa posou para fotos com o prefeito de Tambaú, Leonardo Spiga Real, e secretárias locais, também premiados no evento.

Release 343-2024 - Prefeito Rômulo Rippa, juntamente com o prefeito de Tambaú, Leonardo Spiga Real_batch