Prefeito e vice eleitos tomam posse e divulgam marca de governo: “Nosso povo, nossa força”
Cerimônia de transmissão de cargo aconteceu na manhã do dia 31 em frente a Prefeitura
Com a presença de autoridades, convidados e população em geral, a solenidade de transmissão de cargo do Poder Executivo de Porto Ferreira aconteceu a partir das 11 horas de terça-feira (31/12), em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, após a cerimônia de posse do prefeito, vice e vereadores ocorrida na Câmara Municipal.
Deixando o cargo de prefeito, Rômulo Rippa e sua esposa Bianca recepcionaram no palco o prefeito eleito André Braga e sua esposa Ana Carolina, e o vice-prefeito Alan Tangerina e sua esposa Kelly. Num ato simbólico de transmissão de cargo, Rômulo entregou a André uma bandeira do município, que foi desfraldada por ambos, para os aplausos do público presente. Após cumprimentar os eleitos e desejar boa sorte, Rômulo e Bianca deixaram o local de destaque e teve início o protocolo cerimonial.
Foram também convidados para o palco o procurador-geral do município, Dr. Lucas Peres de Lima, o padre Diego Fernando Moreira e o pastor Júlio Fabiano. Após a execução dos hinos nacional e do município, o procurador-geral leu o termo do livro de posse, que foi assinado pelo prefeito e pelo vice.
O prefeito André Braga toma posse para o seu terceiro mandato no Executivo ferreirense, retornando após 20 anos. É a primeira vez na história local que alguém é eleito pela terceira vez para comandar a Prefeitura.
Membro da família mais tradicional da política municipal, ao lado de Alan Tangerina como vice, constituíram a chapa vencedora nas eleições de outubro, que recebeu cerca de 40% dos votos válidos.
Desde que a escolha do prefeito municipal passou a ser por voto direto, em 1947, apenas 13 pessoas ocuparam a cadeira de chefe do Executivo, sendo que três delas são da família Braga: além de André, seu pai Dorival, falecido em maio de 2024, e sua irmã Renata, a primeira e única mulher no cargo até hoje.
O vice Alan Tangerina disputou com sucesso sua primeira eleição em Porto Ferreira e compôs a chapa que aliou experiência e juventude. Em seu discurso na solenidade, o vice-prefeito agradeceu a Deus, aos familiares e população pela receptividade durante a campanha eleitoral. Comprometeu-se a trabalhar pelo desenvolvimento municipal e trazer sua experiência no setor privado para fortalecer o serviço público.
André Braga, em seu discurso, disse que sua eleição não foi uma conquista pessoal, “mas um chamado para servir, com coração, alma e coragem, a cada ferreirense que acredita no potencial desta terra e no poder de um futuro construído com trabalho e união”.
Ele prestou homenagem ao pai, Dorival, “que foi e sempre será uma inspiração em minha vida”, e na sequência agradeceu à esposa Ana Carolina, ao filho Luís Felipe e à mãe, dona Cidinha, que não pôde comparecer.
Em seguida, anunciou que nos primeiros 100 dias de governo o foco será em ações que impactem diretamente a vida dos moradores. “Nossa cidade precisa de cuidado, e a zeladoria urbana será uma das nossas prioridades”. Ainda discorreu sobre outros pontos chaves, como a humanização nos serviços de Saúde, a valorização da Educação e seus servidores, planejamento, finanças, geração de empregos e moradia popular.
André ainda citou “um time de secretários e profissionais altamente capacitados e comprometidos com os interesses da população”, reunidos para “fazer de Porto Ferreira uma cidade mais inclusiva e acolhedora”.
“Meus amigos, essa jornada é de todos nós. Porto Ferreira é uma cidade com história, com força e, principalmente, com um povo que merece um governo à altura de suas expectativas. Hoje, reafirmo o meu compromisso de governar com amor, acolhimento, prosperidade e amizade, como meu pai me ensinou, e de fazer deste mandato uma ponte para o futuro que todos nós sonhamos. Muito obrigado pela confiança. Que Deus nos abençoe e que juntos possamos fazer de Porto Ferreira um lugar ainda melhor para viver”, destacou.
Ao final de seu discurso, André Braga anunciou a marca de seu governo “Nosso povo, nossa força”, sendo muito aplaudido pelos presentes.
A solenidade se encaminhou para o seu encerramento com um breve ato ecumênico, com as falas do pastor Júlio Fabiano e do padre Diego Fernando Moreira. E, em seguida, finalizando a cerimônia, as autoridades posaram para fotos e André Braga desceu do palco para entregar rosas às mulheres presentes na praça.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos