Tempo frio: ginásio do Jardim Primavera começa a acolher moradores em situação de rua

Local fornece higiene, alimentação e pernoite, além de atendimento dos profissionais da assistência social

Esta semana a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania iniciou a ação social de alojamento provisório para as pessoas em situação de rua. O prefeito Rômulo Rippa e a secretária da pasta, Mileni Arantes, estiveram presentes no local acompanhando os trabalhos iniciais.

“Cumprindo a ação de solidariedade, de amor ao próximo, que nós realizamos desde 2017, estou aqui ao lado da Milene abrindo o serviço de acolhimento das pessoas em situação de moradia de rua, no ginásio de esportes Sylvio Marques Filho. Uma ação que é muito importante não só do ponto de vista social, mas também humanitário”, disse Rômulo.

O acolhimento, em um primeiro momento, tende a receber as pessoas em situação de rua para proporcionar cuidados básicos de higiene, alimentação, disponibilização de camas, colchões e cobertores, devido às baixas temperaturas.

Posterior a isso, entra o serviço técnico da SDSC, com a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que já executa o serviço para pessoas em situação de rua conforme a tipificação dos serviços socioassistenciais, supervisionado pela Coordenação de Proteção Social Especial.

Release 358-2024 - Acolhimento moradores em situação de rua 2_batch

“Os dois momentos são importantes: um complementa o outro. Vivendo nas ruas há muito tempo, e muitas vezes sofrendo diversas violências, eles perdem o sentido de uma convivência familiar e comunitária, e é esse o nosso papel enquanto Política de Assistência Social, garantir o acesso às políticas públicas e também resgatar as suas identidades e seus valores de pertencer a nossa sociedade”, disse a secretária Mileni Arantes.

O atendimento do alojamento provisório é aberto todos os dias a partir das 19h, no Ginásio Sylvio Marques Filho, no Jardim Primavera, e conta com equipe de apoio que atende as pessoas em situação de rua com a entrega de refeições (marmitas e kits café da manhã), kits de higiene pessoal, roupas e agasalho de frio, ajudando ainda na organização do local.

“O acolhimento vai até o dia 30 de agosto. Uma ação importante, porque o nosso desejo seria que esses nossos irmãos, essas nossas irmãs, não estivessem nessa situação. Mas, já que estão, e nós não estamos aqui pra discutir a raiz desse problema, porque é uma questão muito complexa, no mínimo, da nossa parte, é oferecer esse conforto, esse acolhimento, esse bem-estar, essa condição de dignidade humana”, concluiu o prefeito.

Release 358-2024 - Acolhimento moradores em situação de rua 3_batch