BRK Ambiental responde a ofício da Agência Reguladora sobre a qualidade da água servida no município

Concessionária afirma que resultados de testes “comprovam que a água distribuída em Porto Ferreira atende integralmente aos padrões de potabilidade e de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde”

BRK Ambiental responde a ofício da Agência Reguladora sobre a qualidade da água servida no município

A concessionária dos serviços de água e esgoto de Porto Ferreira, BRK Ambiental, enviou ofício à Agência Reguladora no qual responde a questionamento sobre a qualidade da água servida à população ferreirense, após divulgação de publicação no site “Mapa da Água”.

Veja abaixo a íntegra do ofício, assinado pelo diretor operacional Rodrigo Alves Dias e pelo gerente comercial Giuliano Eduardo Bertagna:

“A BRK Ambiental – Porto Ferreira S.A., concessionária dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário deste município, com sede na Rua Nelson Pereira Lopes, nº 199, Centro, Porto Ferreira, vem, mui respeitosamente, em referência ao Ofício nº 019/2022, expor o que se segue.

Após publicação recente no site “Mapa da Água”, surgiram alguns questionamentos concernentes ao tratamento e distribuição de água no Município, com isso, a fim de zelar pela transparência entre esta Agência Reguladora e a BRK Porto Ferreira, cumpre-nos esclarecer alguns pontos que são relevantes para compreender as alegações realizadas pelo levantamento, bem como apresentar as informações requeridas no ofício supra.

A água distribuída pela BRK em Porto Ferreira segue os mais elevados padrões de qualidade estabelecidos no Brasil. Antes de chegar à casa dos munícipes, uma série de procedimentos são realizados pela Concessionária, todos eles em conformidade com as diretrizes de potabilidade determinados pela Portaria 888/2021 do Ministério da Saúde, órgão que define os padrões de controle, vigilância e qualidade da água e, pelo Decreto Estadual SS65 da Secretária de Saúde do Estado de São Paulo.

A saber, são realizadas em média, mais de 12.500 análises mensais no sistema de abastecimento, sendo 5.300 somente na rede de distribuição. Essa quantidade é o dobro da prevista pela legislação, reforçando nosso compromisso com a qualidade da água distribuída e, consequentemente, com toda a população que é atendida pelos serviços prestados pela BRK, tudo isso em observância a um rigoroso processo de tratamento, garantindo que a água bruta captada no manancial Rio Mogi Guaçu, possa ser servida à população, sem riscos e dentro dos parâmetros de potabilidade.

Seguindo a legislação vigente, e de forma absolutamente transparente, a BRK reporta 100% dos resultados das análises para o Sistema de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que é um repositório de informações técnicas que está aberto à consulta pública. Por meio destas análises, em que são avaliados diversos parâmetros, dentre eles os Ácidos Haloacéticos e Mercúrio, em que apenas uma ocasião, em 2019, o teste apresentou a presença de desvio para os Ácidos Haloacéticos. Quando isso ocorre, os dados são registrados no SISAGUA e novos testes são realizados como uma espécie de contraprova, e em tal, o resultado estava em conformidade.

Cabe ressaltar que esta reanálise faz parte do procedimento padrão que tem por objetivo confirmar se os resultados de fato estão corretos ou se houve algum problema no procedimento da primeira medição, afastando incertezas analíticas e, garantindo que a água esteja potável para consumo humano.

Em todas as demais milhares de análises efetuadas desde então, o padrão manteve-se dentro dos limites estabelecidos. Nenhum outro desvio foi encontrado. É justamente por isso que a legislação vigente - Portaria 888/2021 (Art. 40) – determina que os resultados das análises não devem ser interpretados de forma isolada, mas sim considerando a média móvel dos últimos 12 meses. Isso evita que episódios pontuais e isolados sejam interpretados como problemas de qualidade. Todos esses resultados comprovam que a água distribuída em Porto Ferreira atende integralmente aos padrões de potabilidade e de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Release 326-2022 - tabela1

Este rigoroso processo de tratamento determinado pelo Ministério da Saúde e fiscalizado localmente pela Vigilância Sanitária, garante controle e rigor no processo de tratamento. Tudo feito para manter o nível de excelência que permitiu que a cidade se tornasse uma referência nacional de qualidade e eficiência no saneamento.

Além disso, a população pode acompanhar os resultados das análises mensais feitas pela própria Concessionária e por laboratórios terceirizados em relatórios disponibilizados para consulta no site www.brkambiental.com.br/portoferreira. A BRK também distribui anualmente em todos os imóveis do município um relatório anual de qualidade da água em que são divulgados os resultados das análises de potabilidade realizados sempre no ano anterior. O relatório referente a 2021 está em distribuição neste mês de março.

Diante do exposto, a Concessionária destaca que o trabalho realizado no município, o torna referência nacional em saneamento e garante segurança da água distribuída à população.

No ensejo, renovamos os votos de estima e consideração.”

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos