Comissão de Coleta Seletiva de Porto Ferreira faz visita a associação de catadores em Itapira

Servidores conheceram instalações, processo de criação, estruturação e funcionamento

Na última sexta-feira (06/05) os membros da Comissão da Coleta Seletiva da Prefeitura de Porto Ferreira estiveram em Itapira (SP), em visita à Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de Itapira (Ascorsi), para conhecer de perto o projeto realizado na cidade.

A visita faz parte do trabalho de estruturação do projeto de Coleta Seletiva em Porto Ferreira, que é uma ação intersetorial executada pelas Secretarias do Meio Ambiente e Zeladoria, Desenvolvimento Social e Cidadania, e Desenvolvimento Econômico e Turismo, que visa a criação de uma associação de catadores de recicláveis em nossa cidade.

Participaram da visita a secretária Mileni Arantes (Desenvolvimento Social e Cidadania), o assessor de Gabinete Roni Donizete Astorfo, o chefe de Divisão de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Willian Zanetti, e o chefe de Divisão do Meio Ambiente, Luís Gustavo Bet.

A Ascorsi, que em 2022 completou 11 anos, tem atualmente 20 associados e é responsável pela coleta e triagem de 100% dos resíduos sólidos recicláveis de Itapira. Durante a visita, além de conhecer as instalações da associação, que conta com galpão de 1000 m² para triagem de até 100 toneladas de materiais recicláveis por mês, a educadora ambiental Brenda Brianti, o gestor administrativo Carlos Fiorilo e a assistente social Silvia Elaine dos Santos contaram como foi o processo de criação e estruturação da associação, como é seu funcionamento e como é a relação dela com o poder público local.

Foi um encontro muito positivo, no qual a comissão pôde trocar experiências com o objetivo de auxiliar na estruturação de uma associação deste tipo em Porto Ferreira. Além da visita à Ascorsi, a equipe também foi recebida pela secretária de Promoção Social, Regina Ramil Marella, que aproveitou a oportunidade para trocar experiências e conversar sobre os desafios na execução de projetos sociais nos dois municípios.

Release 500-2022 - Visita associação de catadores de Itapira (1)_batch