Notícias da GCM: prisão por furto de cabos de energia e apreensão de entorpecente

Suspeitos tinham levado cerca de 60 kg de cabos das obras da futura Fatec

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Porto Ferreira, vinculada à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, destacou duas ocorrências nesta semana envolvendo apreensão de entorpecentes e furto de cabos de energia.

A primeira ocorrência foi no domingo (05/05). Uma equipe estava em regular serviço de patrulhamento com vistas à Unidade de Saúde da Família Antônio Gallo, no Jardim Porto Bello, quando os agentes avistaram um indivíduo que, ao notar a presença da viatura, fugiu sentido a uma mata ali existente.

De imediato, foi iniciado o acompanhamento a pé, porém os GCMs não conseguiram alcançá-lo. No entanto, foi solicitado apoio e ao refazer o caminho que o suspeito percorreu durante a fuga foi localizada uma bolsa. Em seu interior havia 169 pinos com substância análoga a cocaína, pesando 280g; uma pedra de substância análoga ao crack, pesando 67g; 25 pinos de substância análoga a K9, pesando 33g; dois invólucros de substância análoga a maconha, pesando 10g; uma porção de substância análoga a maconha, pesando 54g, e R$ 46,50 em moeda corrente. Todo o material foi apresentado na Delegacia de Polícia, onde ficou apreendido.

Release 256-2024 - furto de cabos_batch

A segunda ocorrência foi registrada na quarta-feira (08/04). Acionados pelo Cecom, após denúncia anônima de que indivíduos estariam queimando fios de energia na rua João Simão, 340, no bairro Cristo Redentor, os agentes se deslocaram até o endereço indicado.

No local fornecido não encontraram ninguém, mas os GCMs avistaram uma grande quantidade de fumaça preta vinda da rua de trás (Totó Ramos, 510). Ao chegarem ao local, uma mulher desconhecida (que não foi localizada posteriormente para ser qualificada) informou que dois indivíduos estavam na beira do rio Moji-Guaçu queimando cabos de energia que haviam furtado próximo ao cemitério Cristo Rei.

Imediatamente, os guardas foram ao local indicado, que fazia fundos com os ranchos, e encontraram os suspeitos ao redor de uma fogueira de fios. Próximo ao fogo havia uma mochila ao chão contendo diversos objetos, incluindo: um alicate de porte médio de corte, um alicate pequeno de corte, dois alicates torquês, uma chave inglesa pequena, um alicate de pressão, dois pares de luvas de borracha, uma chave de fenda pequena e um celular da marca Motorola com a tela trincada.

Enquanto os GCMs encaminhavam os dois indivíduos ao Pronto-Socorro Municipal e, posteriormente, à Delegacia de Polícia, juntamente com os objetos apreendidos, a viatura foi despachada até o Centro Empresarial Ferreirense (Cefer), próximo ao cemitério, em apoio para verificar se alguma das empresas havia sido alvo de furto.

No prédio da antiga Faculdade Asser, onde estão sendo realizadas as obras da futura Fatec, constatou-se o furto. O chefe de Divisão da Zeladoria e Meio Ambiente foi acionado, comparecendo à Delegacia e reconhecendo os objetos como pertencentes da Prefeitura.

Diante disso, após a autoridade policial tomar ciência dos fatos, deu voz de prisão aos indivíduos, os quais foram conduzidos ao centro de triagem de São Carlos, ficando a disposição da justiça. Os cabos de energia, totalizando aproximadamente 60 quilos, foram devolvidos ao representante da Prefeitura. Quanto ao restante dos materiais, ficaram apreendidos.