Guarda Civil Municipal registra ocorrências no Centro e no Jardim Águas Claras

Agentes fizeram prisão de suspeitos em ocorrências de furto e tráfico de drogas

Guarda Civil Municipal registra ocorrências no Centro e no Jardim Águas Claras

Esta semana a Guarda Civil Municipal (GCM) destacou duas ocorrências envolvendo furto e tráfico de drogas.

A primeira aconteceu no Jardim Águas Claras. A equipe composta pelos agentes 3° CL Giovani e 3ª CL Bezerra da VTR 27, com o apoio da VTR 22, coordenada pelo agente Ferreira e com o 3° CL Garcia, realizou uma operação de rotina pelo bairro, quando se depararam com uma situação de tráfico de drogas.

Enquanto patrulhavam pelo cruzamento da rua João Zambeli x Comendador Carlindo Moretto, os guardas avistaram um indivíduo em um ponto conhecido pelo comércio de entorpecentes. Ao perceber a presença da viatura, o suspeito empreendeu fuga em direção a uma mata próxima. Os agentes iniciaram imediatamente o acompanhamento a pé e conseguiram alcançá-lo.

Com o suspeito, identificado como menor de idade, foi encontrada uma pochete contendo uma grande quantidade de drogas. Foram apreendidos 73 pinos com substância análoga à cocaína, pesando 77g; 35 pedras de substância análoga ao crack, pesando 20g; e 56 porções de substância análoga à maconha, pesando 41g. Além disso, foram encontrados R$ 58 em moeda.

O indivíduo foi encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal para exame de corpo delito e, em seguida, todo o material apreendido e o adolescente foram apresentados na Delegacia de Polícia. Ali, o material foi retido e o menor foi liberado pela autoridade policial sob a responsabilidade de seu responsável legal.

A segunda ocorrência foi no Centro da cidade. Durante o patrulhamento de rotina a equipe da GCM, com apoio da viatura PM I-38312, comandada pelo 2º Sgt Brayner e pelo CB PM Vitor, estava empenhada na segurança da região quando foi abordada pelo proprietário da Loja JR Acessórios, relatando ter sido vítima de furto. Munidos das características do suspeito, os guardas iniciaram imediatamente as buscas e conseguiram localizá-lo em frente à Secretaria de Educação, vestindo roupas diferentes e carregando uma sacola plástica.

O suspeito foi abordado e submetido a uma busca pessoal, porém nada de ilícito foi encontrado com ele. Questionado sobre os itens na sacola, não soube explicar a procedência, o que resultou em sua prisão em flagrante pelo crime de furto.

Conforme estabelecido na súmula vinculante nº11, foi necessário o uso moderado de força para imobilizar o indivíduo, que resistiu à prisão. Posteriormente, ele foi conduzido ao Pronto-Socorro Municipal para avaliação médica e, em seguida, à Delegacia de Polícia.

Na Delegacia, a autoridade policial ratificou a voz de prisão em flagrante, e o suspeito foi encaminhado à cadeia pública de São Carlos. Os materiais recuperados foram apreendidos e serão devolvidos aos proprietários.