Governo Municipal inaugura a nova sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana

Prédio abriga também a GCM, Defesa Civil e Mobilidade Urbana e recebeu nome do policial Euclides Flora da Silva

Com a presença de diversas autoridades civis, militares e religiosas, o prefeito Rômulo Rippa inaugurou na manhã desta sexta-feira (12/04) a nova sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Porto Ferreira.

O local presta uma homenagem a Euclides Flora da Silva, o popular Cridão, 3º sargento reformado da Polícia Militar falecido em maio de 2021, aos 75 anos, em decorrência da covid-19.

A nova sede da Secretaria de Segurança foi construída dentro do pacote da segunda fase do Parque Linear, em frente à rotatória Coronel Márcio Rogério Simplício, um ponto considerado estratégico. Além de sediar a pasta, vai abrigar também a Guarda Civil Municipal, a Defesa Civil, a Mobilidade Urbana e a Central de Videomonitoramento do município.

Nesta segunda fase do Parque Linear estão sendo investidos R$ 4,5 milhões e, entre outras benfeitorias, contempla também a nova sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Release 179-2024 - Inauguração secretaria segurança e mobilidade urbana (2)_batch

Fizeram uso da palavra durante a cerimônia o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Porto Ferreira, coronel Valdemir Guimarães Dias; o presidente da Câmara Municipal, vereador Sérgio Rodrigo de Oliveira (PSB); o deputado estadual Major Mecca (PL); o prefeito Rômulo Rippa e Carina Lacerda Tavares, filha do homenageado.

Nos discursos, as autoridades ressaltaram a união de esforços entre todos os Poderes e setores da sociedade no desenvolvimento das políticas públicas de enfrentamento à criminalidade e violência, além de destacarem os bons índices de Porto Ferreira na área de Segurança.

Também estiveram presentes na cerimônia: a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Bianca Carandina Rippa; o vice-prefeito Dr. Saldanha Leivas Cougo e sua esposa Paula; os vereadores Renato Rosa (Republicanos), Élcio Arruda (PSD), Luciane Lourenço (PSD), Alan João Orlando (PSB), Ricardo Patroni (PSD), Priscila Franco de Oliveira (PSDB) e João Lázaro Batista (PSDB); o juiz de Direito da 1ª Vara da Comarca, Dr. Otacilio José Barreiros Júnior; o promotor de Justiça da Comarca, Dr. Leandro Viola; o comandante do 38º BPMi de São Carlos, tenente-coronel PM César Alexandre Cardeal; o comandante da 3ª Companhia da Polícia Militar, capitão PM Edson Francisco da Cruz; os delegados de Polícia Civil do município, Dr. Alexandre Silva Leonardo e Dr. Guilherme Henrique Furtado Germano; o comandante do Corpo de Bombeiros de São Carlos, capitão PM Rangel Moreira Gregório; o comandante do 2º Pelotão dos Bombeiros de Porto Ferreira, 1º tenente PM Ederson Martins Revelli; o comandante GCM local, José Eduardo Ferreira; o coordenador da Defesa Civil, Fernando Bonelli Francisco; a chefe da Seção de Mobilidade Urbana, Larissa Rafaela Mantelo; o presidente da OAB de Porto Ferreira, Dr. Rui Carlos Nogueira de Gouveia; o presidente da Cervam, Henrique Ribaldo Filho; o padre Paulo Henrique Manhe; os pastores e capelães Cidinho, Antônio Izídio e Walter; a Guarda Municipal de São Carlos, representada pelo agente Ambrosini; além de demais secretários municipais, servidores públicos, agentes de das Forças de Segurança, representantes da imprensa e público em geral.

Release 179-2024 - Inauguração secretaria segurança e mobilidade urbana (3)_batch

*Veja mais fotos na página do Facebook da Prefeitura.

Euclides Flora da Silva (Cridão)

1º sargento inativo da Polícia Militar, mais conhecido como Cridão, nasceu em Serra Azul (SP) no dia 4 de agosto de 1945. É o segundo filho do casal João Correa da Silva e Maria Conceição Flora da Silva. Seus irmãos, Aparecido, José Otavio, Ione, Ionete, Ivanete, Iranete e Isaac.

Casou-se com Maria Elizete Lacerda Flora da Silva no dia 16 de dezembro de 1972. Dessa união nasceram as filhas Carina e Daniela, e mais tarde veio o caçula, Tiago, filho do coração.

Viveu sua infância em Serra Azul e sua adolescência em Ribeirão Preto. Começou a trabalhar muito novo para ajudar o pai.

Serviu o Exército em 1964/65 e já frequentava Porto Ferreira devido aos tios que aqui moravam. Após a baixa do Exército, cursou a Escola de Soldados da Polícia Militar e, depois de formado, veio para Porto Ferreira no dia 1º de dezembro de 1966.

Ficou na Polícia Militar por 30 anos. Como militar, gostava muito de ajudar as pessoas e era participativo na sociedade ferreirense. Além de militar, exerceu outras funções, como instrutor de trânsito, juiz de futebol, por vários anos foi instrutor da fanfarra da escola Sud Mennucci, juntamente com o vô Cido Bruno. Na década de 1980, foi o PM escolhido para acompanhar os alunos do Projeto Interior na Praia. Fazia palestras nas escolas sobre drogas e trânsito.

Adorava praticar esportes, principalmente futebol, bocha e natação. Quando frequentava as piscinas do PFFC, ensinou várias crianças e adolescentes a nadar. Tinha a pescaria como seu hobby preferido.

Depois de aposentado, foi convidado a formar a Guarda Municipal. Foi seu primeiro comandante, no ano 2000, onde ficou por 13 anos. Era apaixonado pelo seu trabalho. Tinha muito orgulho em vestir a sua farda e adorava trabalhar em prol da comunidade ferreirense. Era enérgico, mas uma pessoa com um coração enorme, brincalhão e honesto.

Seu maior sonho era ser avô e viveu com alegria esse sonho, em que desempenhou o seu melhor papel ao lado dos netos Beatriz, João Pedro e Manuela.

Faleceu no dia 24 de maio de 2021, aos 75 anos, vítima da covid-19.