Pacientes faltam a cerca de 150 consultas por dia na rede pública de Saúde de Porto Ferreira

Números representam 16,91% de não comparecimento e está menor que há 4 anos

Pacientes faltam a cerca de 150 consultas por dia na rede pública de Saúde de Porto Ferreira

De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Saúde de Porto Ferreira durante a audiência pública de prestação de contas do primeiro quadrimestre do ano (janeiro/abril), a rede pública registra uma média de 148 faltas a consultas por dia.

O chamado “índice de absenteísmo”, que mede as ausências às consultas, foi de 16,91% em média no primeiro quadrimestre. É praticamente uma falta a cada sete consultas marcadas. Apesar do número alto, este índice é menor do que a média estadual, que é válida para os dias úteis, em que as unidades estão em funcionamento.

O atual índice também é menor do que o verificado há 4 anos. Em 2019, era de 18,81%. Ou seja, houve uma melhora em 1,90%.

Veja no quadro abaixo o percentual de faltas por Unidade de Saúde da Família:

UNIDADE DE SAÚDE

Consultas Agendadas

Total Faltas

Percentual de Faltas

UBS Umberto Ribaldo

0

0

0,00%

UBS Adalberto Luís Pirondi

5.949

633

10,64%

UBS Antonio Galo

4.242

805

18,98%

UBS Arlindo Vicente

5.768

1.093

18,95%

UBS Augusto Pirondi

5.034

766

15,22%

UBS Darcy Ripa

4.163

560

13,45%

UBS Dr. Mosart Baggio

2.304

358

15,54%

UBS Elza Falco Paschoanelli

5.155

838

16,26%

UBS Iracema Maria A Pirondi

4.752

834

17,55%

UBS João Malaman

3.550

603

16,99%

UBS Valdir Alvares Menendes

3.912

502

12,83%

TOTAL GERAL

44.829

6.992

15,60%

O próprio Cemi, que atende especialidades, registra um índice alto, de 20%. Ali foram agendadas 13,7 mil consultas no primeiro quadrimestre, com 2,7 mil faltosos.

Perda de recursos

De acordo com a Secretaria de Saúde, as ausências ocorrem também com as consultas e os procedimentos agendados fora do município.

A falta às consultas, ainda mais quando não são comunicadas em tempo – o que daria para agendar outra consulta de outro paciente no horário –, traz problemas para o paciente, que deixa de fazer o acompanhamento de sua Saúde, e para o município, que perde recursos financeiros e vê um aumento nas filas de espera.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos