Dengue: outubro registra mais que o dobro de casos em relação a setembro

Até a última sexta-feira (25/10) Porto Ferreira havia confirmado 51 positivos no mês, ante 22 do período anterior

Dengue: outubro registra mais que o dobro de casos em relação a setembro

Dados atualizados sobre a dengue até a última sexta-feira (25/10), pela Seção de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, mostram que Porto Ferreira já registrou no mês de outubro mais que o dobro de casos em relação a setembro.

Foram 51 casos confirmados em outubro, ante 22 do mês de setembro. Ainda havia 52 suspeitas aguardando resultado para o mês de outubro, e outras 78 dos meses anteriores.

Até agora, o mês de maio foi o que teve maior número de positivos, com 1.035, seguido do mês de junho, com 589, e abril, com 588. Em julho os positivos começaram a cair, para 202. Em agosto foram 79.

Também foram registradas duas mortes por dengue este ano, nos meses de março e maio, e um caso de chikungunya, em março.

A Seção de Controle de Vetores alerta para o retorno do período com chuvas e reforça que é preciso que cada um continue o trabalho preventivo para eliminar possíveis criadouros do mosquito, mesmo com a diminuição das notificações. A principal medida é eliminar água parada.

Os principais sintomas sugestivos de dengue são febre, dores de cabeça, no corpo, em articulações e atrás dos olhos, fraqueza e falta de apetite. Caso apresente alguns deles, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A orientação é tomar bastante líquido e evitar uso de medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (AAS).

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti contaminado, que transmite não só a dengue, mas também a chikungunya, zika e febre amarela.

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos