Construção da pista de atletismo do Parque Linear tem prosseguimento

Novo equipamento recebe investimentos de pouco mais de R$ 1 milhão do Governo do Estado

Construção da pista de atletismo do Parque Linear tem prosseguimento

A construção da nova pista de atletismo que vai integrar o patrimônio do Parque Linear tem prosseguimento.

“Foi um pedido que eu fiz pessoalmente ao governador Tarcísio de Freitas e ao secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab, que prontamente nos atenderam com essa grande obra. Por isso, quero registrar aqui os nossos agradecimentos”, disse o prefeito Rômulo Rippa no início da construção.

“Além de proporcionar mais opções de lazer no Parque do Amanhã, Porto Ferreira finalmente terá um local adequado para revelar novos talentos no atletismo e realizar competições da modalidade”, continuou.

Projetado para ser um centro esportivo para a prática de atletismo, o projeto tem um programa rígido e complexo, ditado por normas internacionais da IAAF (International Association of Athletics Federations) e também da Confederação Brasileira de Atletismo (CBA).

A pista de atletismo é de concreto com espessura 7 centímetros de espessura construída com material de alta resistência ao uso e esforços a que será submetida. A base de concreto será pigmentada e a pista receberá então, demarcação e escalonamento de acordo com as normas da IAAF, com tinta epoxi.

Fazem parte do escopo das pistas completas (8, 6 e 4 raias) as zonas de saltos em distância e triplo, salto em altura, salto com vara, áreas específicas para lançamento de dardos, martelo, peso e disco. Para a implantação do modelo simplificado haverá uma reta de 100m para corridas, zonas de saltos em distância e triplo, uma área específica para arremesso de peso e outra para salto em altura.

Release 262-2024 - pista atletismo1_batch

Parque Linear

A primeira fase do Parque Linear já foi finalizada e dotou a área da antiga estação ferroviária da Fepasa com diversos equipamentos, como quadra de basquete, quadra de vôlei de praia, espaço pet, academia ao ar livre para idosos e portadores de necessidades especiais, playground e o campo de futebol society de grama sintética com vestiários.

Além desses equipamentos, o local recebeu também pavimentação asfáltica, sanitários, iluminação em LED, paisagismo e passeio público.

Na segunda fase estão sendo investidos R$ 5 milhões, recursos também conquistados junto ao Governo do Estado. Nesta etapa estão incluídas as construções da nova sede da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da arquibancada da área de eventos, ainda em andamento, e da nova sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana e base da Guarda Civil Municipal, já concluída e inaugurada.

O Parque Linear, anunciado pelo prefeito Rômulo Rippa no final de 2021, está sendo construído numa área de mais de 100 mil metros quadrados e vai propiciar um novo local para a prática de atividades culturais, esportivas, de lazer e ambientais.