Semana do Meio Ambiente 2024 terá palestras sobre arborização, exposição virtual e campanha sobre tampinhas

Ações são desenvolvidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria, com participação de escola e creche

A Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria (Semaz) de Porto Ferreira, juntamente com o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), programou diversas atividades para conscientizar a comunidade sobre a importância de manter um meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, com o objetivo de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Confira:

Ciclo de palestras sobre arborização

As regras de conduta para procedimentos referentes à arborização urbana no município de Porto Ferreira são dadas pela Lei nº 3.419, de 7 de fevereiro de 2018. Durante estes 6 anos de regimento da lei foi possível notar que a população ainda não está familiarizada com alguns temas abordados.

O não cumprimento das regras de conduta impactam diretamente na qualidade ambiental do nosso município, reduzindo a saúde dos indivíduos arbóreos e impactando todo o ecossistema em que ele está inserido. Além do impacto ambiental, podas e supressões que não seguem as diretrizes da lei de arborização urbana impactam também financeiramente o proprietário do terreno, com multas relacionadas à supressão não autorizada e podas drásticas.

Com o intuito de educar a população, principalmente os podadores do município, a Semaz fará um ciclo de palestras sobre arborização, com uma palestra por mês, totalizando quatro palestras.

As palestras ocorrerão na sala de reuniões da Secretaria de Meio Ambiente e Zeladoria. Endereço: avenida João Martins da Silveira Sobrinho, 653, Jardim Primavera.

Dúvidas: (19) 3589-3600.

Exposição Digital Escola Washington Luiz – Tema: Sustentabilidade

A Escola Estadual Washington Luiz se tornou uma fonte inspiradora para a população. Com cartazes e maquetes produzidos pelos seus dedicados alunos do ensino médio e fundamental, o tema central da sustentabilidade foi muito bem representado. Essas obras refletem não apenas o talento artístico dos estudantes, mas também seu compromisso com o futuro do nosso planeta.

A qualidade e a diversidade dos trabalhos expostos são testemunho do empenho e da criatividade dos alunos da Escola Washington Luiz. Desde representações detalhadas de como descartar os resíduos até mensagens provocativas sobre o uso responsável dos recursos naturais, cada peça contribui para uma narrativa visual envolvente sobre a importância da sustentabilidade em nossas vidas e para as futuras gerações.

A exposição também desempenha um papel crucial na conscientização da comunidade sobre questões ambientais urgentes. Ao incentivar a reflexão sobre nosso impacto no meio ambiente, os alunos não apenas educam, mas também inspiram outros a agir em prol de um futuro mais sustentável, tornando-se um agente de mudança positiva em nossa Porto Ferreira.

A fim de atingir um maior número de pessoas e facilitar a visualização, a exposição ocorrerá digitalmente via redes sociais da Prefeitura Municipal junto à Secretaria de Meio de Ambiente e Zeladoria (@semazpf).

Programa Tampinha Legal

O programa Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular de iniciativa da indústria de transformação do plástico das Américas. Lançado em 2016, e realizado pelo Instituto SustenPlást, o Tampinha Legal é simples, de fácil aderência e de baixo custo.

A Creche Roberto Henrique João, localizada na Vila Salgueiro, é ponto de coleta do programa há anos e já contribuiu muito para a Economia Circular destes plásticos. Ao evitar o descarte deste material, devolvem-no à sua cadeia produtiva possibilitando a sua reciclagem e o seu reuso.

Durante todo o mês de junho a Semaz também será ponto de coleta para a população ferreirense depositar suas tampinhas. Após a coleta, a secretaria entregará todo o material à Creche Roberto Henrique João.

Vale destacar que todas as tampas de plástico são coletadas pelo programa, independentemente de cor, modelo e/ou tamanho:

• Produtos alimentícios (óleo de cozinha, vinagre, refrigerantes, sucos, sorvete, remédios, adoçante, etc.)
  • Higiene pessoal (acetona, creme dental, perfume, lenços umedecidos, xampu, cosméticos, etc.)
  • Higiene doméstica (detergente, alvejante, desengordurante, amaciante, etc.)
  • Outras: (caneta, cola, galões de água de 5 e 20 litros, em embalagens de troca de óleo, etc.).