Prefeitura recebe sugestões online para Orçamento 2025 até o dia 12 de julho

Administração disponibiliza e-mail para a população

Prefeitura recebe sugestões online para Orçamento 2025 até o dia 12 de julho

A Administração Municipal de Porto Ferreira está disponibilizando um e-mail para coletar sugestões e informações para subsidiar a Lei Orçamentária Anual – LOA 2025.

O orçamento público é o instrumento de planejamento que estima as receitas que o governo espera arrecadar ao longo do próximo ano e, com base nelas, autoriza um limite de gastos a ser realizado com tais recursos, obedecendo aos gastos mínimos estabelecidos pela Constituição Federal.

Audiências públicas são regularmente realizadas presencialmente para debater o orçamento, mas em função da pandemia do novo coronavírus, a audiência será online.

O e-mail disponível é pecasdeplanejamento@portoferreira.sp.gov.br, em que os cidadãos poderão enviar suas sugestões para o Orçamento Municipal 2025 até o próximo dia 12 de julho.

O Plano Plurianual (PPA) estabelece diretrizes, objetivos e metas a serem cumpridas no período de quatro anos, com estrutura orçamentária, fontes de financiamento, custos anual e total.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é elaborada anualmente e aponta as metas e prioridades do governo para o próximo ano. A LDO orienta a elaboração da LOA a partir do que está estabelecido no PPA, define prioridades para alocação de recursos, programas, ações, metas e questões específicas, como estimativas de riscos fiscais e de renúncia de receitas.

A LOA estabelece despesas e receitas do ano seguinte, com detalhamento das fontes de recursos e custos. De acordo com a Lei Orgânica do Município, a LOA precisa ser entregue à Câmara Municipal até o fim de agosto para apreciação, eventuais emendas e a aprovação dos vereadores.