População pode enviar sugestões à Lei de Diretrizes Orçamentárias até o dia 3 de abril
Formulário online está disponível no site da Prefeitura; não é necessário se identificar
A Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Secretaria de Fazenda e Planejamento, informa que está disponível até o próximo dia 3 de abril (quarta-feira), o questionário para participação da população com propostas para elaboração da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para o exercício de 2025.
Essa iniciativa democrática tem por objetivo promover a participação popular nas definições das prioridades das ações de governo, de modo que possa fortalecer as políticas públicas que impactam diretamente na vida das pessoas.
A Consulta Pública é um instrumento de diálogo entre o Poder Executivo e a sociedade civil que permite a participação popular, de maneira simples e prática. O link com o questionário pode ser acessado clicando AQUI.
Vale lembrar que, após o clique, a pessoa será direcionada a um formulário online onde deve marcar as opções que considere como prioritárias para a sua região. Não é necessária a identificação, porém é importante que seja informado a localidade onde reside o participante.
Sobre a LDO
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é um instrumento de planejamento instituído pela Constituição Federal de 1988, no artigo 165, inciso II e § 2º.
A LDO é o elo entre o Plano Plurianual (PPA), que funciona como um plano de Governo, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), instrumento de viabilização da execução dos programas governamentais. Sinteticamente, a LDO estabelece, dentre os programas incluídos no PPA, quais, como e com qual intensidade terão prioridade na programação e execução do orçamento subsequente e disciplina a elaboração e execução dos orçamentos.
A proposição do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) é de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo de cada ente da federação, que deverá enviá-lo ao Poder Legislativo.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos