Trabalho preventivo promovido pela equipe multiprofissional da Secretaria de Educação foi realizado na Emeif da Vila Salgueiro
Ação realizada pela psicóloga Ingrid Dessio propôs conscientização aos alunos sobre suas escolhas e atitudes
Uma ação contra o bullying foi realizada com os alunos dos 3°s anos da Emeif Professora Laura Salgueiro Torres, localizada na Vila Salgueiro, no último dia 22 de outubro. A psicóloga da Secretaria de Educação, Ingrid Stéfani da Silva Dessio, foi até a unidade para realizar a ação, a pedido da direção da escola, com a finalidade de orientar as crianças sobre a importância de respeitar e manter o coleguismo no ambiente escolar. Também expôs as consequências do ato de praticar bullying.
Na ação foi abordado o conceito de bullying, os tipos de violências que podem caracterizar bullying (verbal, material, física, psicológica, sexual), os efeitos emocionais e sociais, como identificar uma vítima e como ajudá-la, evidenciando suas consequências para o autor da violência, diante da faixa etária em que este se encontra.
Na mesma orientação, também foi discutido o tema “Cyberbullying” que, com os avanços da tecnologia, passa a ser cada vez mais comum entre os jovens. Desde a sanção da Lei nº 14.811/2024, em janeiro deste ano, o bullying passa a ser crime hediondo (inafiançável) no Brasil.
A ação faz parte de um trabalho preventivo, promovido pela equipe multiprofissional da Secretaria de Educação, abrangendo as unidades de ensino fundamental do município, com o intuito de promover a conscientização sobre escolhas e ações dos mesmos.
"O trabalho preventivo, conscientizando nossas crianças e adolescentes sobre as consequências psicossociais e legais referentes ao bullying, é a forma mais eficaz de promover um ambiente escolar saudável e seguro. É fundamental que as crianças sejam ensinadas a serem empáticas com o próximo desde muito cedo, para que compreendam a gravidade de suas ações e se sintam encorajados a agir como agentes de mudança. Dessa forma, estaremos não apenas protegendo possíveis vítimas, mas também formando cidadãos mais conscientes e respeitosos, destacou a psicóloga Ingrid Stéfani da Silva Dessio.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos