Secretária de Educação esteve presente na abertura do 11º Fórum Internacional de Educação
Evento abrange a Região Metropolitana de Campinas e acontece de 3 a 5 de outubro, na cidade de Holambra
Acompanhada da chefe da Divisão de Ensino, professora Keila Marcondes, da coordenadora pedagógica de Matemática, professora Alexandra Canalli Nunes, e diretora da Emef Professora Ruth Barroso Teixeira, Marina Baldesin Borelli, a secretária de Educação de Porto Ferreira, professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, esteve presente na abertura do 11º Fórum Internacional de Educação, realizado no Parque de Exposições da Expoflora, na cidade de Holambra (SP).
O evento acontece nos dias 3, 4 e 5 de outubro e contará com palestras de grandes nomes do segmento da Educação. A expectativa é de que cerca de 6 mil profissionais ligados ao setor participem do evento durante os três dias. Porto Ferreira se fará representar durante todos os dias do evento, por meio de coordenadores, diretores e supervisores de ensino da Secretaria de Educação.
O 11º Fórum Internacional de Educação tem como tema “Qualidade, equidade e inclusão” e foi definido, em regime de colaboração, por educadores de 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e as 11 Diretorias de Ensino Estaduais, que também indicaram o local, os palestrantes e os dias de duração do evento. Ao todo serão 12 palestrantes, entre eles o professor, historiador e escritor Leandro Karnal; a pedagoga e doutora em Educação pela Unicamp, Maria Teresa Eglé Mantoan; e César Nunes, filósofo, historiador e pedagogo.
Os objetivos do Fórum são possibilitar a troca de experiências educacionais na busca da melhoria dos índices de desenvolvimento da Educação Básica, divulgar ações exitosas elaboradas na esfera regional, debater alternativas para a solução de problemas, além de promover reflexões sobre o tema abordado por convidados especialistas.
No primeiro dia do evento, os representantes ferreirenses puderam acompanhar o relato de experiência do secretário de Educação de Sobral (CE), Herbert Lima, que é destaque nacional na área. Na sequência, a pedagoga Maria Teresa Eglé Mantoan, abordou o tema “Uma escola para todos: os desafios da diferença na educação”. Também foi possível acompanhar a explanação de Maria Aparecida Guedes Monção sobre “A educação infantil no Brasil: trajetórias e desafios atuais”.
Para o 2º dia do evento estão previstas as palestras de Oliver Lima – “A criança como portadora do inédito”, Lucelmo Lacerda – “Inclusão escolar baseada em práticas baseadas em evidências”, César Nunes – “O direito à educação e a educação como direito, direitos de aprendizagem e o protagonismo da ação docente na produção da educação inclusiva”, Plínio Silvestrini – “Educação Especial: entre teorias e práticas” e Clara Maria Silva – “Evolução dos serviços de educação de Infância na Itália”.
O último dia do evento contará com as palestras de Fernando Moraes – “A educação e os bons afetos”, Leandro Karnal – “A nova educação”, e Adilbênia Freire Machado – “Educação afroreferenciada: Movimentos de resistências, re-existências e encantamento tecido por vozes mulheres”.
“As experiências narradas pelo secretário Herbert Lima mostram a importância do empenho de todos aqueles que trabalham pela Educação, a necessidade de trabalharmos o básico efetivamente, e que é indispensável a continuidade do trabalho desenvolvido para que ele produza efeitos”, afirmou Maria Cecília.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos