Alunos do Novo Ensino Médio realizam culminância dos itinerários formativos trabalhados durante o 1º semestre
Apresentações aconteceram no último dia 28 de junho na EMEFM Mário Borelli Thomaz

Sob a coordenação da professora Giovana Prevato, alunos do Ensino Médio da rede municipal de ensino realizaram a primeira culminância de itinerários formativos relacionados às disciplinas de Ciências da Natureza e Matemática. Culminância é a conclusão de um processo permeado pelo aprendizado do início ao fim, o que permite aos alunos partir de um estágio menor de conhecimento para outro maior.
Com a implementação do Novo Ensino Médio, os alunos passaram a ter acesso a itinerários formativos, que são um conjunto de disciplinas, oficinas, projetos, núcleos de estudo e outras formas de trabalho, escolhidas pelos alunos, com a oportunidade de se aprofundarem em conhecimentos específicos de uma área do conhecimento.
Os alunos da 1ª série A apresentaram o itinerário de investigação científica e produção crítica e criativa sobre radioatividade. Eles pesquisaram sobre o acidente radiológico de Goiânia, o acidente nuclear de Chernobyl, as bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, os modelos atômicos, além dos usos e efeitos provocados pela radioatividade. Também estudaram sobre a física e química polonesa naturalizada francesa, Marie Currie, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.
Já no itinerário de Matemática, os estudantes focaram nos problemas envolvendo potenciação e fração e também produziram diversos jogos matemáticos dentro desse tema. O objetivo era mostrar a aplicação da Matemática na resolução de problemas. Os jogos ficaram disponíveis no pátio para que todos os demais alunos da unidade educacional pudessem interagir entre si com as dinâmicas ali propostas.
A culminância também contou com a participação dos alunos da 2ª série A, que trabalharam com o itinerário de educação ambiental, desenvolvimento e sustentabilidade. A apresentação demonstrou o efeito estufa, o aquecimento global e o processo de fotossíntese, através de diversos experimentos. Já no itinerário de robótica e automação, os estudantes trabalharam na construção de máquinas simples, pequenos circuitos elétricos, robôs insetos e um experimento sobre a fonte do infinito. Alguns estudantes também pesquisaram sobre diversas profissões e gravaram uma apresentação, que foi transmitida na televisão da sala de informática.
A Secretaria de Educação esteve representada por membros da equipe pedagógica: os coordenadores Marcos dos Santos Silva (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio), Richard Moretto (área de Ciências da Natureza), César Tavares Filho (área de Educação Física), Juliana Turquetti (área de Arte), Gilson Nery (área de Ciências Humanas), Rigby Fadel (área de Língua Portuguesa) a supervisora de ensino da unidade, Rita Pauleto.
“A equipe da Secretaria de Educação tem se dedicado a possibilitar o sucesso do novo Ensino Médio, que exigiu mais tempo de ensino para professores e estudantes. É gratificante ver os primeiros resultados aparecendo. Nossos parabéns aos alunos e à professora Giovana pelo trabalho desenvolvido”, comentou a professora Maria Cecília Gallo da Cunha Leme, secretária de Educação.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos