Prefeitura prepara imóveis para receber unidades do Cras na Vila Maria e Jardim Sérgio Dornelles
Equipamentos vão atender às populações das Zonas Sul e Leste, respectivamente, complementando a rede já existente

Em andamento para cumprir mais um item do Programa de Governo da atual Administração Municipal, a Prefeitura de Porto Ferreira finalizou na semana passada o processo licitatório para reforma e adequação do imóvel que irá receber a futura unidade do Cras (Centro de Referência da Assistência Social) da Vila Maria, que atenderá aos moradores da Zona Sul da cidade.
O imóvel em questão está localizado na rua Batista Arnoni, na lateral do prédio que abriga a Emef Wladimir Salzano. Ali estão previstos investimentos de R$ 175 mil.
Além deste, a Câmara Municipal autorizou na sessão da última segunda-feira (06/11), que a Prefeitura adquira um outro imóvel no Jardim Sérgio Dornelles de Carvalho, para a instalação do Cras da Zona Leste. Este está localizado à Rua Abílio Ferreira da Silva, 85, e o valor previsto para a compra é de R$ 286 mil.
“Os Cras são um importantíssimo equipamento público que atende uma parcela da população que mais necessita de serviços e programas sociais oferecidos pela Prefeitura. Com mais esses dois núcleos teremos um Cras em cada região da cidade, cumprindo nosso programa de governo, pois hoje já contamos com unidades no Jardim Anésia e Jardim Centenário”, destacou o prefeito Rômulo Rippa.
Ele ainda agradeceu aos vereadores da Câmara Municipal pela aprovação do projeto de lei que autoriza o Executivo a adquirir o imóvel do Jardim Dornelles.
Entenda o Cras
Segundo a Política Nacional de Assistência Social, a definição do território de abrangência dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) considera especificidades como a realidade socioeconômica e cultural das famílias, os recursos do território e suas vulnerabilidades; a característica da rede de serviços local; as iniciativas de organização e mobilização social e seus potenciais individuais e coletivos.
A política se organiza como sistema, sendo que a oferta de serviços se estrutura em dois níveis de complexidade: serviços de baixa complexidade, desenvolvidos nos Cras, e serviços de média e alta complexidade, desenvolvidos nos Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas), discriminados a partir das situações de vulnerabilidade e riscos enfrentados pela população.
Porto Ferreira, no âmbito da proteção social básica, está estrategicamente em dois territórios periféricos atualmente: Cras Jardim Anésia (Zona Oeste) e Cras Jardim Centenário (Zona Norte). As unidades possuem funções exclusivas: a gestão territorial da proteção social básica na sua área de abrangência, a oferta do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e a oferta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
Os gráficos em destaque apresentam dados de todo território atendido pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, seja pela Proteção Social Básica ou Proteção Social Especial. Famílias e indivíduos inscritos no Cadastro Único e beneficiários do benefício de transferência de renda Bolsa Família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC), separados pelas regiões de Porto Ferreira Central, Sudeste, Sul, Leste, Oeste (Cras Anésia), Norte (Cras Centenário) e região rural.
Objetivando priorizar a cobertura das áreas de vulnerabilidade, identificam-se que as Zonas Leste e Sul de Porto Ferreira – compostas pelos bairros Vila Sybilla, Sérgio Dornelles, Independência, José Gomes, Granjeiros, Porto Novo, Jandyra, Vitória, Vila Rosário, Vila Maria, Bela Vista, Cefer, Aeroporto, Santa Marta –, estão mais distantes dos órgãos de atendimento social e apresentam maior dificuldade de mobilidade urbana, seja pela incidência de vulnerabilidades biopsicossociais ou socioeconômicas como deficiência ou mobilidade reduzida, violências, abandono, incidência de consumo e/ou venda de substância psicoativa, gravidez e evasão escolar na adolescência, etc.
As seguranças afiançadas pelo Suas (Sistema Único da Assistência Social): acolhida; renda; convívio ou vivência familiar, comunitária e social; desenvolvimento da autonomia; apoio e auxílio; são compromissos diários da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania e da Prefeitura de Porto Ferreira.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos