Governo municipal doa área de 40 mil metros quadrados para empresa ampliar produção e gerar empregos

Broto Legal pretende investir R$ 19 milhões para iniciar beneficiamento de feijão, aumentar faturamento em R$ 250 milhões ao ano e gerar mais 60 empregos

O prefeito Rômulo Rippa anunciou nesta segunda-feira (24/06) a assinatura de uma escritura, na qual o município transfere uma nova área de 40 mil metros quadrados para a instalação das atividades de beneficiamento do feijão da empresa Broto Legal Alimentos, da Urbano Agroindustrial.

O terreno está localizado ao lado da atual sede ferreirense da organização, que já faz o beneficiamento de arroz, às margens da via Syrio Ignátios e do Cefer (Centro Empresarial Ferreirense).

Para a implantação do projeto, a Broto Legal orçou um investimento de recursos financeiros que deverá atingir, a valores atuais, o montante aproximado de R$ 19 milhões.

A meta para os primeiros 12 meses de beneficiamento e comercialização do feijão é o volume de 1,2 milhão de fardos com 30 quilos de peso líquido por fardo e com um preço médio de R$ 210. Deste modo, o faturamento bruto aproximado será de R$ 252 milhões no período de um ano.

A quantidade atual de colaboradores operacionais e administrativos em Porto Ferreira passará de 90 para 150, com incremento de 60 novos profissionais. O início das obras está previsto para dezembro de 2024 e o início da operação, em julho de 2026.

Release 369-2024 - Doação área Broto Legal 2_batch

“É um momento especial que nós estamos vivendo aqui nesse início de tarde dessa segunda-feira, dentro da Broto Legal, das indústrias Urbano, fazendo a assinatura da escritura. Eu quero aqui agradecer ao Jair, representando a empresa, pelo espaço, pela oportunidade que nos deu de estabelecer essa parceria que visa o desenvolvimento econômico de Porto Ferreira”, disse o prefeito Rômulo Rippa, ao lado do diretor de vendas Jair Eduardo Franzner. Também participaram do ato da assinatura o gerente da unidade, Ronaldo Santos, os secretários municipais Maria Lucia Baltieri (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e José Carlos Ruiz (Fazenda e Planejamento) e o chefe da Divisão de Desenvolvimento Econômico, Willian Zanetti.

“A gente que agradece essa oportunidade. Desde que a gente fez a aquisição do negócio aqui da Broto Legal, fomos muito bem recebidos no município de Porto Ferreira. E o que a gente está vivendo aqui hoje é uma prova disso. Tudo correu muito bem e o desejo de trazer as operações para cá é pra gente ganhar sinergia, melhorar nossa distribuição aqui no estado de São Paulo, e junto com isso também fazer mais parte dessa comunidade que tão bem nos acolheu”, declarou Franzner.

Release 369-2024 - Doação área Broto Legal_batch

Participação no mercado

A UBL Participações, dona da Urbano Agroindustrial, comprou a totalidade da empresa de beneficiamento de arroz e feijão Broto Legal em 2022, e assim passou a ser a segunda maior beneficiadora desses grãos do país, além de comercializar outros produtos alimentícios.

A marca Broto Legal foi lançada em 1992, conquistando diversos prêmios de qualidade e tornando-se referência em feijão premium no Brasil. Em 2001 foi lançado o arroz da marca e, desde então, a empresa passou a diversificar o portfólio de produtos. Além de Porto Ferreira, a empresa possui unidades em Campinas (SP) e Uruguaiana (RS).