Famílias atingidas pelas chuvas no Jardim Esperança serão levadas a ginásio de esportes

Chuva que caiu na quarta-feira foi a maior dos últimos 30 anos e provocou alagamentos; doações de colchões, móveis e eletrodomésticos podem ser feitas ao Fundo Social de Solidariedade

As famílias que foram atingidas pelo alagamento provocado pelas chuvas desta quarta-feira (28/12) no Jardim Esperança e que estão em área de risco vão ser alojadas no Ginásio de Esportes Sylvio Marques Filho, no Jardim Primavera. A medida foi anunciada pelo prefeito Rômulo Rippa na manhã desta quinta-feira (29/12), após uma reunião emergencial para montar um plano de contingência com o objetivo de auxiliar os moradores.

A reunião ocorrida na Casa dos Conselhos contou com representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social e Cidadania, Segurança e Mobilidade Urbana (Defesa Civil e Guarda Civil Municipal), Esportes e Lazer, Gabinete do Prefeito e também do Fundo Social de Solidariedade.

Logo após a reunião as equipes retornaram ao Jardim Esperança, uma vez que os agentes prestaram os primeiros atendimentos ainda na noite de quarta-feira. O prefeito Rômulo Rippa também se fez presente, quando ouviu dos moradores os relatos, prestou solidariedade e informou sobre as medidas que estão sendo tomadas. Também acompanhou as visitas a vereadora Priscila Franco de Oliveira, a Priscila Enfermeira (PSDB), que atua na USF do Jardim Anésia, bairro vizinho.

Além do alojamento provisório no ginásio, as equipes vão fazer um cadastramento dos moradores atingidos, verificar o que foi perdido e promover uma campanha de arrecadação por intermédio do Fundo Social de Solidariedade.

Móveis, eletrodomésticos, colchões e outros materiais podem ser destinadas ao Fundo Social de Solidariedade (avenida Professor Henrique da Motta Fonseca Júnior, 195, no Centro, 3589-1942).

“É um momento muito difícil para todas essas famílias atingidas e estamos desde o início prestando apoio e solidariedade para tentar minimizar o sofrimento dos moradores. Esperamos contar mais uma vez com a ajuda da nossa população nessa campanha de arrecadação”, disse o prefeito.

Chuva recorde

Desde que a Defesa Civil de Porto Ferreira passou a registrar medições diárias, no ano de 1991, a chuva desta quarta-feira foi a maior já vista, com 168,2 milímetros. As precipitações começaram ainda na noite de terça-feira e prosseguiram até o início da manhã de hoje. Somando-se todo este período são 219,2 mm, lembrando que a média dos últimos 15 anos para todo o mês de dezembro é de 204 mm.

No final da tarde de ontem a Defesa Civil interditou três pontos que sofreram alagamento: cruzamento das avenidas Vicente Zini e Professor Henrique da Motta Fonseca Júnior (MarGirius); rotatória do viaduto João Ruy (embaixo da via Anhanguera); e a estrada velha de Descalvado, no Jardim Esperança, na ponte sobre o córrego.

Release 1410-2022 - chuvas jardim esperança (3)_batch

Release 1410-2022 - chuvas jardim esperança (2)_batch

Release 1410-2022 - chuvas jardim esperança (1)_batch

Atualizado às 11h17, 29/12/2022.