PoupaTempo Municipal
Prezando pela prestação de serviços com mais qualidade, integrado com outros serviços oferecidos à população, o instrumento oferece os mais variados serviços de interesse público como a emissão de carteira de trabalho, ativação de seguro-desemprego, primeira e segunda via de RG, chamados junto ao Procon, ofertas de emprego pelo PAT, entre outros. Ele conta também com o agendamento online dos atendimentos, que pode ser acessado aqui.
O equipamento público recebeu a denominação de Gilson Alberto Strozzi em homenagem ao sempre vereador que atuou pela causa dos aposentados e pensionistas.
Os PATs têm por objetivo a busca de alternativas para a inserção dos trabalhadores no mercado de trabalho, propiciando informações e orientações ao trabalhador na procura por emprego e, aos empregadores, na busca de recursos humanos, promovendo o encontro de ambos de maneira ágil, minimizando o custo social causado pelo desemprego. Concentram os serviços prestados pela Secretaria, sendo centros de referência das políticas públicas de geração de emprego e renda.
Nos PATs são oferecidos os serviços de Intermediação de Mão de Obra, Habilitação ao Seguro-Desemprego e Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS. Nesses locais, as pessoas também podem se inscrever no Programa Estadual de Qualificação Profissional (PEQ) e no Programa de Apoio à Pessoa com Deficiência (PADEF) – também gerenciados pela SERT.
Os PATs foram implantados em 1994. Hoje, a rede estadual, dividida em 21 Centros Regionais, é composta por 256 unidades, sendo 55 delas instaladas em unidades do Poupatempo.
De 1997 a dez/2016, os PATs foram responsáveis por quase 22 milhões de inscrições, 8.5 milhões de vagas cadastradas, quase 18 milhões encaminhamentos de trabalhadores para vagas, e mais de 2 milhões de trabalhadores (re) colocados no mercado de trabalho, além da emissão de 11,4 milhões de CTPS. De 2000 a dez/2016, os PATs ainda fizeram mais de 14,5 milhões de habilitações ao Seguro-Desemprego.
Intermediação de Mão de Obra – IMO
A IMO é uma ação que pertence ao Programa de Fomento ao Emprego e Renda, e objetiva (re)colocar o trabalhador no mercado de trabalho. Para isso, o Sistema Nacional de Emprego – SINE dispõe de informações acerca das exigências dos empregadores ao disponibilizarem suas vagas junto aos 256 PATs pertencentes à rede de atendimento da SERT. Busca-se, dessa forma, a redução dos custos e do tempo de espera tanto para o trabalhador, quanto para o empregador.
Habilitação ao Seguro-Desemprego
O Seguro-Desemprego é um benefício integrante da seguridade social, garantido pelo art. 7º dos Direitos Sociais da Constituição Federal, e tem por finalidade promover a assistência financeira temporária ao trabalhador desempregado, em virtude da dispensa sem justa causa. A Habilitação ao Seguro-Desemprego é oferecida em todos os 256 PATs do Estado de São Paulo.
Emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS
Instituída pelo Decreto nº 21.175, de 21 de março de 1932 e posteriormente regulamentada pelo Decreto nº. 22.035, de 29 de outubro de 1932 a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS tornou-se documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum tipo de serviço a outra pessoa, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. A CTPS é hoje, por suas anotações, um dos únicos documentos a reproduzir com tempestividade a vida funcional do trabalhador. Assim, garante o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e FGTS. O serviço de emissão de CTPS é oferecido em toda a rede de PATs do Estado de São Paulo.
Emprega São Paulo / Mais Emprego
Ao longo de mais de duas décadas, o programa Seguro-Desemprego se consolidou no mercado de trabalho como importante instrumento social no combate aos efeitos do desemprego. No entanto, enormes desafios precisavam ser vencidos, sendo o principal deles a integração das políticas de trabalho, emprego e renda, assegurando ao trabalhador, ao tempo em que requer seu benefício, a condução para orientação, recolocação e qualificação profissional.
Objetivos
Defender os Direitos Básicos do Consumidor: Proteção a vida e a saúde; Educação para o consumo; Liberdade de escolha de produtose serviços; Proteção contra a publicidade enganosa e abusiva; Acesso à justiça; Facilitação da defesa dos seus direitos; Qualidade na prestação de serviço público.
Disque Procon
(19) 3585-4857 (das 8h às 17h)
[email protected]
Dados do Poupa Tempo Municipal
Poupa Tempo Municipal Vereador Gilson Alberto Strozzi
Responsável
Martha Delphino
Horário de Atendimento ao Público
De segunda a sexta-feira das 8h às 17h
Endereço
Rua Perondi Igínio, 321 - Centro
Telefone
(19) 3581-1285
Gilson Alberto Strozzi
Gilson Alberto Strozzi nasceu em Porto Ferreira, em 16 de janeiro de 1955, filho de João Strozzi e de Sebastiana Gonçalves Strozzi. De origem humilde, cursou o primeiro grau na Escola “Sud Mennucci”. Neste período, ainda criança, começou a trabalhar entregando pães, jornais e engraxando sapatos na praça e pelas ruas da cidade. Na sua adolescência, estudou no Colégio Industrial Dr. Djalma Forjaz e, posteriormente, na Escola “Mário Borelli Thomaz”. Casou-se aos 19 anos de idade com Sonia Maria Travaggin e, dessa união, nasceram três filhos: Alexandre Camilo, que viveu apenas 22 dias, Rodrigo e Danilo, e uma única neta, Manuella.
Exerceu as mais variadas profissões e funções. Foi funcionário e proprietário de bar, trabalhou na roça, foi padeiro, radialista, caminhoneiro e ceramista. Também trabalhou nas empresas Móveis Dozzi Tezza, Móveis Hans e na Vidraria Santa Marina. Além de todas estas atividades, foi baterista na extinta banda de carnaval “Os Tropicalistas”.
Em 1983, se tornou representante do antigo INPS, hoje INSS. Este ofício, certamente, mudou o rumo de sua trajetória profissional. Seu trabalho o tornou muito popular na cidade, dada a grande eficiência dos serviços que prestava.
Em 1987, abriu seu próprio escritório, onde até seu último dia de vida realizou um lindo trabalho social, atendendo a população de forma gratuita, orientando os cidadãos sobre seus direitos trabalhistas e previdenciários.
Em 1988, se candidatou a vereador pela primeira vez, sendo o segundo mais votado, com uma diferença de apenas 24 votos para o primeiro. Posteriormente, concorreu a este cargo por outras sete vezes, sendo eleito em todas as oportunidades. Suas votações sempre foram expressivas. Por cinco vezes consecutivas foi eleito como o vereador mais votado.
Sempre soube reconhecer a importância que a população lhe depositava nas urnas. Foi em todos seus mandatos vereador muito atuante, ganhando por inúmeras vezes prêmios como “Vereador Destaque”. Também contou com aprovação de seus colegas do Legislativo, sendo eleito presidente da Câmara Municipal nos anos de 2003, 2005-2006 e 2013-2014.
Durante as suas legislaturas, apresentou inúmeros requerimentos e indicações que se tornaram realidade, tais como: asfalto para diversos bairros da cidade, casas populares do Jardim Águas Claras, praça do Jardim Aeroporto, veículos para área da Saúde, Polícia Militar, Polícia Civil, recursos para o Hospital, Solar e Apae. Foi um dos fundadores da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Porto Ferreira. Realizou anteprojetos de leis, como a isenção de IPTU para os aposentados, sugeriu que as casas populares de nosso município fossem entregues via sorteio público, dentre outros.
Por meio de seu trabalho, junto a deputados na nossa região, também viabilizou muitas obras, como: o desassoreamento do cais com draga do DAEE; o poço profundo para o Jardim Santa Marta; o aterro sobre a ponte do rio Moji-Guaçu; reformas em Unidades de Ensino; a quadra de esportes na Escola da Vila Santa Maria; o 1º Distrito Policial; rádios de comunicação para a Polícia Civil. Recursos para a construção da creche do Cristo Redentor; recursos para a pavimentação do Jd. Anibal; instalação do Procon; recursos para o Solar, Apae e Hospital; depósito d`água de 500 mil litros para o Jardim Anibal; pavimentação da estrada Areia Branca; 340 casas populares no Jardim independência; Escola Caic, entre muitas outras obras.
Foi prefeito municipal, em substituição, por 30 dias, em novembro de 2012.
Todo o seu empenho e força política beneficiaram os quatro cantos de nossa querida cidade e, assim, marcou para sempre a sua trajetória na política local.
Faleceu em 3 de dezembro de 2016, aos 61 anos de idade, vítima de latrocínio, deixando muitas saudades e um exemplo de homem público a ser seguido.