Portaria institui o Comitê de Planejamento e Gerenciamento de Resiliência Urbana e Prevenção de Riscos
Objetivo é planejar ações para prevenir e combater impactos de eventos climáticos extremos
O prefeito Rômulo Rippa, por meio de portaria, instituiu o Comitê de Planejamento e Gerenciamento de Resiliência Urbana e Prevenção de Riscos, que prevê ações para prevenir e combater impactos de eventos extremos, como desastres provocados por grandes inundações, deslizamentos, incêndios e estiagem prolongada, entre outros.
A medida foi tomada após as recentes ocorrências climáticas que geraram mais de uma centena de mortos no Estado do Rio Grande do Sul no último mês de maio, além de outros acontecimentos do tipo em todo o mundo, que estão ocorrendo com maior frequência nos últimos anos.
As consequências desses eventos vêm colocando em risco a segurança e a qualidade de vida de toda a sociedade e o prefeito Rômulo Rippa entende que “é dever do Poder Público adotar providências que possam preservar o Meio Ambiente, a condição climática e a segurança da população”.
Desta forma, as providências a serem adotadas em curto, médio e longo prazos podem diminuir os efeitos de eventuais ocorrências, por intermédio da elaboração de planos de ações na eventualidade de desastres naturais no âmbito do município.
O comitê é composto por cerca de 20 servidores públicos integrantes do Gabinete do Prefeito e das Secretarias de Meio Ambiente e Zeladoria; Segurança e Mobilidade Urbana; Fazenda e Planejamento; e Obras e Desenvolvimento Urbano.
Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos