Porto Ferreira ganha prêmio de excelência por desempenho no programa Alfabetiza Juntos SP
Porto Ferreira é premiada por excelência educacional com destaque no Programa Alfabetiza Juntos SP!

Porto Ferreira ganhou o prêmio de excelência educacional pelo resultado obtido com a ferramenta de incentivo à alfabetização que é oferecida aos estudantes da rede municipal, incentivando boas práticas e avanços na aprendizagem. A solenidade foi realizada na última terça-feira, 25 de março, no Memorial da América Latina, na Capital.
Representantes da Secretaria de Educação (Seduc) estiveram em São Paulo para participar do evento de premiação da iniciativa educacional. O secretário de Educação, Professor Carlos Augusto Colussi, representou o Prefeito André Braga. A comitiva ferreirense foi formada pelas coordenadoras pedagógicas Alexandra Cristina Canalli Nunes e Rigby Lany Fadel, e pela supervisora de ensino Carolina Sala.
“Quero felicitar todos os educadores da nossa rede, todos os professores pela dedicação, sem esquecer de dar os parabéns aos nossos alunos e a toda equipe da SEDUC pelo excelente trabalho”, afirmou Colussi. “As congratulações vão para as escolas Professora Nadir Zadra Ribaldo e CAIC que superaram os resultados e ganharam destaque na premiação”.
O Programa Alfabetiza Juntos SP foi criado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo para garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, promovendo educação de qualidade e igualdade para os estudantes da rede pública. Ele fortalece a colaboração entre Estado e municípios para assegurar um ensino de qualidade desde a educação infantil até os primeiros anos do ensino fundamental.
A cerimônia contou com as presenças do governador, Tarcísio de Freitas, do vice-governador, Felicio Ramuth, o secretário da Educação, Renato Feder; a primeira-dama e presidente do Fundo Social do Estado de São Paulo, Cristiane Freitas, o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), André do Prado, além de prefeitos e secretários municipais de educação, e representantes das instituições parceiras do Alfabetiza Juntos SP, a Fundação Lemann, Instituto Natura, Associação Bem Comum, Parceiros da Educação e Sesi.
O Alfabetiza Juntos SP monitora e melhora a qualidade da educação por meio do acompanhamento do IDESP em escolas estaduais e municipais. Em Porto Ferreira, a iniciativa atende cerca de 2,5 mil alunos em turmas de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino.
O programa busca o fortalecimento das políticas educacionais, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a práticas pedagógicas contínuas e consistentes ao longo de sua formação básica.
Além disso, oferece capacitações permanentes para professores da rede pública, ajudando-os a aperfeiçoar suas práticas pedagógicas e melhorar o ensino, e também distribui materiais de apoio pedagógico, acompanhando o desempenho das escolas, e utilizando sistemas de avaliação como o SARESP (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). E ainda: incentiva o uso de tecnologias e estratégias inovadoras no ensino e na gestão escolar, e estabelece ações para localizar e manter crianças e adolescentes na escola, além de combater e prevenir a violência contra eles.
O Governo do Estado presta assistência técnica e financeira aos municípios que aderirem ao programa, mediante assinatura de termo de compromisso.
O Prêmio Excelência Educacional, parte do programa Alfabetiza Juntos SP, reconhece os esforços das redes municipais que atingiram as metas estabelecidas na avaliação do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) 2024. O investimento total na premiação é de R$ 80 milhões.