Serviços financeiros dominam as reclamações do Procon de Porto Ferreira em janeiro

Órgão de defesa do consumidor fez um total de 118 atendimentos no primeiro mês do ano

Serviços financeiros dominam as reclamações do Procon de Porto Ferreira em janeiro

O Procon de Porto Ferreira, órgão de defesa do consumir vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura, fez um total de 118 atendimentos no mês de janeiro, conforme relatório divulgado nesta semana.

As reclamações se transformam numa Carta de Investigação Preliminar (CIP), que é um documento emitido pelo Procon quando um caso de consumo não é resolvido pelo atendimento preliminar.

O processo de CIP é o seguinte:

  • O consumidor apresenta a sua reclamação
  • O Procon emite a CIP
  • O fornecedor tem um prazo para responder à CIP
  • O consumidor avalia a resposta do fornecedor
  • Se o consumidor não ficar satisfeito com a resposta, ele registra uma reclamação
  • O Procon pode instaurar um processo administrativo
  • O fornecedor pode ser penalizado com multa ou suspensão de comercialização

As 118 reclamações geraram notificações a 38 empresas, sendo que a área de serviços financeiros correspondeu a mais da metade dos pedidos – 68 reclamações, ou 57,6%. Na sequência vieram telecomunicações (12,7%), demais produtos (8,5%), água, energia e gás (6,8%), demais serviços (4,2%), saúde (3,4%), produtos eletrodomésticos ou eletroeletrônicos (3,4%), produtos de telefonia ou informática (2,5%) e produtos automotivos (0,8%).

O que é?

O Procon é um órgão que protege e defende os consumidores. Ele atua em âmbito estadual e municipal, e faz parte do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. O Procon fiscaliza o cumprimento das normas de defesa do consumidor, como a fixação de preços.

O que o Procon pode ajudar?

  • Orientar os consumidores sobre seus direitos
  • Receber reclamações e denúncias de consumidores
  • Fiscalizar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor
  • Bloquear ligações de telemarketing
  • Realizar campanhas informativas
  • Educar o consumidor nas escolas, faculdades e universidades

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon SP é vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo e possui parceria com o município de Porto Ferreira.

O Procon de Porto Ferreira fica na Casa do Trabalhador Gilson Alberto Strozzi, à rua Perondi Igínio, 321 - Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é (19) 3581-1285.