Museu Municipal de Porto Ferreira inaugura exposição “Mapas Imaginários” na próxima terça-feira

Mostra do artista Fernando Monteiro de Barros Filho explora territórios da imaginação com técnicas como monotipia e xilogravura

Museu Municipal de Porto Ferreira inaugura exposição “Mapas Imaginários” na próxima terça-feira

O Museu Municipal Professor Flávio da Silva Oliveira, localizado no Parque Linear Dorival Braga, abre suas portas para a nova exposição “Mapas Imaginários”, na próxima terça-feira (14/01), às 19 horas. A mostra é assinada pelo artista Fernando Monteiro de Barros Filho, que convida o público a explorar um território imaginário repleto de memória e arte.

Com obras criadas por meio de técnicas como monotipia, xilogravura e desenho, Fernando transforma mapas em representações gráficas que ultrapassam o espaço real, revelando novos significados e histórias. A monotipia, que utiliza uma matriz única, aqui feita em vidro, e a xilogravura, técnica de origem chinesa que utiliza madeira entalhada, são alguns dos recursos artísticos destacados na exposição.

Em virtude da montagem da mostra, o Museu permanecerá fechado nos dias 13 e 14 de janeiro, retornando ao expediente normal no dia 15.

Nascido em São Paulo, em 1972, Fernando Monteiro de Barros Filho possui uma trajetória artística marcada por exposições individuais e coletivas, trabalhos em cenografia e ilustração. Desde 1998, o artista vive em Santa Rita do Passa Quatro, onde atua como arquiteto e segue produzindo suas obras que dialogam com diferentes técnicas e estilos.

A exposição “Mapas Imaginários” é uma oportunidade para os visitantes mergulharem no universo criativo de Fernando, conhecendo de perto o resultado de décadas de dedicação à arte. A entrada é gratuita, e o Museu está localizado na avenida Engenheiro Nicolau de Vergueiro Forjaz, no Centro (antiga estação ferroviária).

Prefeitura de Porto Ferreira