Espaços Culturais

Espaços Culturais

Conheça os Espaços Culturais do Município de Porto Ferreira.

Biblioteca Municipal Flávio da Silva Oliveira

A primeira biblioteca de Porto Ferreira, com o nome de "Fonseca Júnior" foi instalada no então Grupo Escolar, hoje E.E.P.G. "Sud Mennucci", em 6 de maio de 1935. Em novembro de 1936, para que o público a ela tivesse acesso, passou a denominar-se "Biblioteca Pública Fonseca Júnior". Em 1947 o professor João Teixeira, então Prefeito do Município, fez projeto para criação da Biblioteca Municipal, enviando-a ao Departamento Administrativo do Estado. Em julho de 1948 o projeto foi aprovado, e o Prefeito Manoel da Silva Oliveira instalou a biblioteca em uma das salas da Prefeitura.

Em 1968, na gestão de Osvaldo da Cunha Leme, pela lei nº 750/68, foi criada a Biblioteca Municipal "Prof. Lourenço Filho", iniciando com o acervo da primeira biblioteca municipal. De início foi instalada onde hoje funciona a Delegacia de Ensino e, depois de alguns anos, na rua São Sebastião. Edna Maura Valério Ignátios era a bibliotecária. Em 21 de outubro de 1979 o prefeito Claiton Ernandes Arantes construiu, na Rua Francisco Prado, prédio próprio separando a "Biblioteca Pública Municipal Prof. Lourenço Filho" da "Biblioteca Pública Infantil Fonseca Júnior", tendo como bibliotecária Angela Maria Benassato Riolino.

Hoje a biblioteca Municipal leva o nome do Profº Flávio da Silva Oliveira, e possui um acervo de 51.439 livros adultos e 13.411 livros infantis adquiridos por compra ou doações. Têm cadastrados 30.114 leitores.

Horário de Atendimento ao Público
De segunda a sexta-feira.
Das 8h às 18:30h

Rua Francisco Prado, 565 – Centro - Porto Ferreira – SP
Telefone: (19) 3585-6182

 

Museu Histórico e Pedagógico Flávio da Silva Oliveira

Abrigado na antiga Cadeia Pública de Porto Ferreira, cuja construção data de 1915, recebe o nome de Museu Histórico e Pedagógico “Flávio da Silva Oliveira” homenageando o idealizador do museu na cidade. Possui acervo bem complexo que com seus objetos, fotos, documentos e jornais, conta a preserva a história de Porto Ferreira.

Horário de Atendimento ao Público
De segunda a sexta-feira.
Das 8h às 17h

Rua João Procópio Sobrinho, 401 – Centro- Porto Ferreira - SP
Telefone: (19) 3585-5961

 

Anfiteatro Isaltino Casemiro

Construído na década de 10, Anfiteatro “ Isaltino Casemiro” fazia parte de um complexo ferroviário que incluía a estação de trem (atual Secretaria de Cultura e Casa da Cultura Elias dos Santos), para os trens a vapor e de bitola larga, barracão de carga e descarga (atual Anfiteatro), guindaste, e viradouro de locomotivas. Hoje em dia, o espaço é utilizado para eventos culturais e ganhou várias benfeitorias, com a construção de galpões e palco permanente, mantendo a arquitetura do início do século XX com capacidade de até 350 pessoas, sendo hoje o único prédio público para manifestações artísticas, culturais entre outras.

Av. Nicolau de Vergueiro Forjaz, s/n – Centro - Porto Ferreira - SP

 

Casa da Cultura Elias dos Santos

Contemporânea do Anfiteatro Isaltino Casemiro, a Casa da Cultura também data do início dos anos 1900. Sua arquitetura está diretamente ligada ao estilo clássico do início do século XX, e além de abrigar a Sede da Secretaria de Cultura do Município de Porto Ferreira, também recebe a Escola Municipal de Música e Artes.

Av. Nicolau de Vergueiro Forjaz, s/n – Centro- Porto Ferreira - SP

/* */ /* */