PODER EXECUTIVO

Rômulo Luís de Lima Rippa
RÔMULO LUÍS DE LIMA RIPPA
PREFEITO
Partido:
PSD
Ano de gestão:
2017/2020   2021/2024

Rômulo Luís de Lima Ripa é Administrador Público formado pela Universidade “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) de Araraquara (SP), e mestrando na Unicamp, campus de Limeira (SP), onde é pesquisador na área de Modernidade e Políticas Públicas.  É diretor e proprietário da empresa Análise, Consultoria e Assessoria em Gestão Pública (AGAGP), que presta assessoria a prefeituras e a órgãos públicos. 

Rômulo nasceu em Santa Rita do Passa Quatro (SP).  É filho do empresário Adhemar Ripa e da professora Valquíria Aparecida Francisco de Lima. Desde os tempos de ensino fundamental e médio, o estudante Rômulo Rippa já se destacava como líder entre os jovens. Aos 13 anos, coordenou seu primeiro projeto em Porto Ferreira, na Escola Municipal de Ensino Fundamental, Emef “Professora Nadir Zadra Ribaldo”, no Jardim Alto do Serra D´Água: ensinar matemática às crianças de quarta série da rede de ensino municipal. O resultado da iniciativa garantiu ótimo desempenho dos alunos em provas e olimpíadas matemáticas e ganhou destaque na imprensa local. 

Como líder da juventude, participou ativamente, por dois anos, do Conselho Municipal de Ajuda e Solidariedade ao Portadores do Vírus HIV (Comaspa). Promoveu visitas aos pacientes com uma simples missão: dialogar e conhecer melhor os que conviviam com aquela realidade. Ainda no Comaspa, Rômulo realizou bazares para arrecadação de fundos e para compra de cestas básicas para as famílias das vítimas da AIDS. 

Foi locutor voluntário da Rádio Comunidade FM, de Porto Ferreira, emissora em que apresentou durante 8 anos, nas manhãs de sábado, o programa “Entre Amigos”. Em 2008, fez história: tornou-se o mais jovem vereador eleito de Porto Ferreira, com 922 votos. Em sua carreira política, como vereador, participou da fundação do Partido Social Democrático (PSD), sigla pela qual foi reeleito para a Câmara Municipal em 2012, com 1.476 votos, o segundo vereador mais votado na ocasião. 

Durante seus oito anos de mandato na Câmara Municipal , fiscalizou o uso do dinheiro público como poucos o fizeram.  Conquistou também recursos para o município junto aos governos estadual e federal. Foi autor de dezenas de leis e propôs projetos que contribuíram com a melhoria de vida da população de Porto Ferreira. 

Em 2016, foi eleito Prefeito de Porto Ferreira com 11.270 votos, pela coligação “Somos Todos Porto Ferreira”.

Em 2020, foi reeleito para o cargo com 15.728 votos, pela coligação "Porto Ferreira: Nossa Terra, Nosso Futuro".

Contato:
gabinete@portoferreira.sp.gov.br

Dr. Saldanha Leivas Cougo
DR. SALDANHA LEIVAS COUGO
VICE-PREFEITO
Partido:
PRB
Ano de gestão:
2017/2020 2021/2024

Saldanha Leivas Cougo é médico especialista nas áreas de ginecologia, obstetrícia e medicina do trafego. Nasceu em Bagé (RS). Desde muito jovem, Saldanha teve contato com a política através de seu pai, um militante político que defendia mais participação popular, honestidade e justiça na política rio-grandense. 

Dr. Saldanha atuou por quase 35 anos como ginecologista e obstetra em Porto Ferreira, e sempre foi conhecido pelo tratamento humano e solidário que dispensa aos pacientes. Atua agora em seu consultório, como médico do tráfego, responsável pelos exames de habilitação para motoristas. É também Diretor Técnico do Hospital São Lucas, em Diadema (SP). Foi vice-prefeito de Porto Ferreira entre 2009 e 2012. Candidato a prefeito em 2012, foi o segundo mais votado, com 10.254 votos. Disputou também um mandato de deputado federal, em 2014, obtendo 2.777 votos somente em Porto Ferreira. Desde 2013, é presidente da Comissão Executiva Municipal e Coordenador Estadual de Políticas Públicas para Saúde do Partido Republicano Brasileiro (PRB). 

Contato:
viceprefeito@portoferreira.sp.gov.br