Qualquer pessoa com telefone celular pode cadastrar número para receber mensagens da Defesa Civil de graça

Gabinete
    08 de novembro

A Defesa Civil tem disponível uma importante ferramenta para emissão de alertas sobre riscos de desastres naturais por SMS (mensagens de texto via celular).

Os interessados em receber as mensagens devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse. O usuário receberá então uma mensagem informando que o celular está apto a receber os alertas. Também será possível cancelar o serviço por mensagem de celular. Não há custo para receber, nem enviar as mensagens.

As notificações destes serviços são gratuitas e tem como objetivos orientar a população, principalmente agora com a chegada do período das chuvas de verão. O sistema oferece às pessoas a chance de terem, diretamente em seus telefones, as condições e alertas para tomarem providências rápidas e evitar que sejam atingidas por desastres.

A iniciativa tem como base parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas são divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, e pelos órgãos de Defesa Civil nos Estados e municípios. As equipes locais estão orientadas a tirar dúvidas da população sobre o serviço.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

clique na foto para ampliar