Em São Paulo, prefeito pede revisão da tarifa de gás para empresas de Porto Ferreira

Desenvolvimento Econômico
    07 de dezembro

O prefeito Rômulo Rippa esteve em São Paulo na última terça-feira (05/12), acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Maria Lucia Baltieri, quando participou de uma reunião na Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp). O objetivo foi solicitar uma revisão na tarifa de gás praticada em Porto Ferreira e, com isso, fortalecer o setor produtivo local.

Além do diretor da Arsesp, José Bonifácio de Souza Amaral Filho, também participaram do encontro o deputado estadual João Caramez (PSDB) e representantes de empresas e entidades de Porto Ferreira, como o chefe de produção Marcio Galinaro e o especialista em compras Alex Pierangelli, da Verallia; o superintendente da Cerâmica Porto Ferreira, Nilton Arnoni; e o presidente do Sindicer, Ivan Burian.

Há anos a concessão de gás natural em Porto Ferreira pertence à empresa Gás Brasiliano. Muitas empresas, principalmente do setor cerâmico e de vidros, utilizam o gás como matriz energética. Porém, o valor da tarifa da concessionária local estaria cerca de 25% acima do que é praticado, por exemplo, pela empresa Comgás, que fornece o combustível a municípios como Araras e Santa Gertrudes.

A explicação para esta diferença é que a Gás Brasiliano utiliza somente gás produzido no Brasil, enquanto que sua concorrente usa metade gás brasileiro e a outra metade vem da Bolívia, o que permite cobrar uma tarifa menor. Segundo o prefeito Rômulo Rippa, isto fere a competitividade das empresas ferreirenses, principalmente aquelas do ramo cerâmico que têm como principais concorrentes empresas de Santa Gertrudes.

“Fomos muito bem recebidos pelo diretor Bonifácio, que se comprometeu a estudar o pedido de revisão tarifária. Existem questões que não poderão ser resolvidas apenas com a vontade das partes, uma vez que envolvem processos que estão sendo analisados pela Justiça. Portanto, também devemos aguardar essas decisões para elaborarmos novas ações”, explicou Rômulo Rippa.

O prefeito ainda agradeceu ao apoio recebido do deputado João Caramez nesta demanda. “O deputado tem se mostrado um importante parceiro de nosso governo. Já apresentou o projeto de Município de Interesse Turístico na Assembleia Legislativa e agora nos acompanhou nesta reunião na Arsesp”, finalizou.

Cléber Fabbri – MTb 30.118

Assessoria de Comunicação, Cerimonial e Eventos

clique na foto para ampliar
/* */ /* */