Diretores, coordenadores e professores participam de formação sobre educação de Matemática nos anos iniciais

08 de outubro

A Divisão de Ensino da Secretaria de Educação de Porto Ferreira realizou no final de setembro, por meio do Departamento da Coordenação Pedagógica, uma formação para os diretores, coordenadores pedagógicos e professores do sistema municipal de ensino.

O curso é direcionado à área do conhecimento da Matemática, tendo por base os livros didáticos Educação Matemática nos Anos Iniciais (Emai). A ação deu início ao ciclo de formações continuadas organizado pelo setor e foi realizada nas dependências da Secretaria de Educação.

Partindo-se do questionamento “Como ensinar e aprender Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?”, as reflexões pedagógicas foram colocadas e ao analisar o modo como os alunos aprendem e, em particular, como é ensinado Matemática.

O encontro teve por objetivo levar conhecimento aos profissionais das escolas municipais da estrutura do Projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais (Emai - elaborado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado de São Paulo); apresentar possibilidades de encaminhamentos metodológicos direcionados à prática pedagógica dos professores dos anos iniciais com a utilização do Emai; compreensão da Concepção da Trajetória Hipotética de Aprendizagem (um dos norteadores do Emai); e direcionar os estudos do coordenador pedagógico e professores sobre a Educação Matemática nos Anos Iniciais, que será realizado em horário de trabalho pedagógico nas unidades escolares.

O Emai compreende um conjunto de ações que tem como objetivo articular o processo de desenvolvimento curricular em Matemática, a formação de professores e a avaliação, elementos chave de promoção da qualidade da educação. Segundo a coordenadora pedagógica Alexandra Cristina Canalli, que ministrou o curso, a proposta de trabalho com o material facilita uma organização do trabalho docente, de forma a considerar o letramento base fundamental de uma aprendizagem significativa, no qual professor e aluno são valorizados na construção do conhecimento.

A secretária de Educação, Cláudia Regina Lopes Aguiar, agradece a participação de todos. “A proposta da capacitação é que ela sirva de base para estudos, reflexões e discussões a serem feitas entre os pares da escola, o coordenador e a equipe gestora, em grupos colaborativos nos quais sejam analisadas e avaliadas diferentes propostas de atividades sugeridas”, comentou.