Com problemas no telhado da Casa da Cultura, aulas de ballet são transferidas de local

08 de novembro

Os alunos do curso de ballet da Escola Municipal Livre de Música e Artes, mantida pela Secretaria de Cultura de Porto Ferreira, farão as aulas em outros locais após a constatação, na semana passada, de danos no telhado da Casa da Cultura Elias dos Santos (antiga estação ferroviária do município), onde as aulas são ministradas.

Segundo a Secretaria de Cultura, por motivos de segurança de alunos e professores as aulas passarão para o Anfiteatro Isaltino Casemiro, com exceção dos dias em que o local receber eventos, quando então serão ministradas no Galpão Permanente de Exposição e Eventos Luiz Antônio Camarotti. Todas essas dependências são próximas e ficam na área da antiga Fepasa.

Contemporâneo do Anfiteatro Isaltino Casemiro, o prédio da Casa da Cultura data do início dos anos 1900. Sua arquitetura está diretamente ligada ao estilo clássico do início do século XX. Além de abrigar a sede da Secretaria de Cultura do município de Porto Ferreira, também recebe os alunos da Escola Livre de Música e Artes.

A Casa de Cultura foi criada pelo prefeito Valdir Bosso, pela lei municipal n° 1662 de 28 de agosto de 1990, e reinaugurada pelo prefeito Carlos Alberto Teixeira. A princípio, funcionou no prédio do Cine Grêmio Ferroviário Ferreirense. Desde 1996, passou a ocupar o prédio da antiga estação e assim a cidade tem sido presenteada com eventos culturais e artísticos que envolvem toda a população.

Um projeto de restauração da antiga estação ferroviária está em desenvolvimento.